Os últimos vencedores de corridas na F1
Como foi o GP de San Marino de 1994
Estatísticas da Fórmula E após eP de Mônaco
Os vencedores do GP de Miami de F1
Fórmula 1

Após ordem na Bélgica, chefe da Ferrari garante igualdade de condições a Vettel e Leclerc

Mesmo depois de ouvir via rádio a ordem para abrir passagem para Charles Leclerc no GP da Bélgica, Sebastian Vettel não tem agora o status de segundo piloto. É o que garante Mattia Binotto, chefe da equipe italiana. O ítalo-suíço disse também que “não faz nenhum sentido” o rumor sobre um eventual retorno do alemão para a Red Bull no ano que vem

 
“Deixe Charles passar nesta volta”. Foi assim a inesperada ordem de equipe ouvida no rádio por Sebastian Vettel, que teve de abrir passagem para Charles Leclerc reassumir a liderança e partir para a vitória no último domingo (1) em Spa-Francorchamps. O tetracampeão não polemizou sobre a chamada incomum e se disse feliz pelo resultado da Ferrari, que venceu pela primeira vez em 2019. Mattia Binotto, por sua vez, creditou boa parte do triunfo do monegasco ao trabalho feito por Vettel no GP da Bélgica.
 
Mas a ordem de equipe em Spa representa uma mudança no status de Vettel dentro da Ferrari? O chefe da escuderia de Maranello não pensa assim.
 
“Os dois pilotos têm e vão ter o mesmo tratamento. Simplesmente, se você é mais rápido e pode vencer a corrida, a equipe intervém e pede que um piloto ajude o outro. Isso aconteceu em muitas equipes ao longo dos anos e não vai mudar na Ferrari”, explicou o dirigente ítalo-suíço em fala publicada pela agência ‘GMM’.
Charles Leclerc e Sebastian Vettel seguem tendo mesmo tratamento, diz Ferrari (Foto: Beto Issa)

“Ainda haverá oportunidades para Sebastian. Vamos seguir corrida após corrida, e o melhor piloto vai ser o que ocupar a liderança. Vamos seguir vendo como vai ser em Monza”, comentou Binotto, fazendo menção ao GP da Itália deste fim de semana.

 
A ordem de equipe repercutiu depois da vitória de Leclerc em Spa-Francorchamps. A sempre apaixonada imprensa italiana entende que o monegasco deve ser o número 1 da Ferrari agora. “O futuro está nas mãos de Charles”, escreve o diário ‘La Gazzetta dello Sport’. “Vettel deve abrir caminho para Leclerc”, emenda o ‘La Repubblica’.
 
Nico Rosberg aproveitou o novo revés do compatriota para dar sua estocada. Campeão do mundo em 2016 com a Mercedes, Nico fez uma análise em seu canal no YouTube.
 
“Pobre Vettel. Quero dizer, ele foi como Barrichello nesta corrida ao deixar seu companheiro de equipe passar, ajudando-o. Vamos ver como vai ser isso para Vettel, mas ele não vai estar tão feliz, com toda certeza. Vettel está sofrendo com seu carro neste momento, especialmente com a parte traseira, que se mostrava muito nervosa. Ele precisa ter confiança nesta parte e, simplesmente, não está tendo”, opinou.
 
Ainda sobre Vettel, o chefe da Ferrari entende que os rumores sobre um eventual regresso do tetracampeão para a Red Bull são infundados. “Sebastian tem contrato conosco. Não faz sentido uma volta para a Red Bull, ele ainda quer ser campeão mundial pela Ferrari”, afirmou Binotto ao jornal alemão ‘Die Welt’.

Paddockast #31
QUEM NA F1 PASSA DE ANO?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM