Após queixas sobre ruído dos V6, Mercedes vai usar escapamento com ‘amplificador’ em teste em Barcelona

Em um trabalho conjunto com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), a Mercedes vai usar durante o teste programado para depois do GP da Espanha um escapamento com amplificador. A meta é encontrar uma solução para as queixas referentes ao som dos novos V6 turbo

 A cobertura completa do GP da Espanha no GRANDE PRÊMIO
icone_TV  Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Depois de inúmeras criticas ao novo som dos motores V6 turbo, a Mercedes será a primeira equipe a testar uma solução para acalmar os opositores. Na próxima terça e quarta-feira (14), quando a F1 permanece em Montmeló para uma bateria de testes coletivos, o time de Brackley vai utilizar um escapamento com amplificador. 
 
A opção por testar o novo escape é fruto de uma reunião entre a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e os fabricantes para avaliar a situação dos ruídos dos novos propulsores. A entidade busca uma alternativa para aumentar o som dos motores.
Mercedes vai testar uma nova solução para o ruído dos V6 turbo (Foto: Getty Images)
A fabricante alemã vem pesquisando uma solução e está confiante de que um simples anexo ao escapamento que possa amplificar o som será capaz de resolver o impasse. A peça, que vai agir como uma espécie de megafone, já deu resultados encorajadores no dinamômetro, e, por isso, será testado na pista de Barcelona.
 
Os resultados serão avaliados pela FIA, que planeja introduzir mudanças mais adiante na temporada.
 
Durante o fim de semana do GP da China, Rémi Taffin, chefe da Renault, explicou que o som dos atuais motores não podem ser alterados, pois os propulsores foram projetados para serem energeticamente eficientes.
 
“Se você olhar para os carros de rali, o turbo deles faz um ótimo barulho, pois eles utilizam combustível através do escapamento, o que não é algo para o que estamos olhando, pois nós temos uma limitação de combustível”, explicou. “Tudo é possível, mas quando você tem um regulamento energético, você mais ou menos determina o que vai acontecer”, concluiu. 

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o GP da Espanha, quinta etapa do Mundial de F1, com o repórter Renan do Couto e o fotógrafo Xavi Bonilla. Para acompanhar todo o noticiário, clique aqui.


BOLÃO GRANDE PRÊMIO EUROBIKE

O maior pontuador deste fim de semana do GP da Espanha vai levar uma miniatura da McLaren MP4/4 Honda de 1988, da Kyosho F1 – Ayrton Senna Collection. Participe: é grátis.

Confira os prêmios aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.