Após terceiro treino pela Toro Rosso, Verstappen afirma que guiar carro da F1 "não é nada fácil"

Max Verstappen esteve no comando da Toro Rosso no primeiro treino desta sexta (7) em Interlagos, ficando com a sexta colocação. Após a sessão, negou que seja fácil guiar um carro da F1, especialmente após mudanças recentes

Após ficar com o sexto lugar ao andar com a Toro Rosso no primeiro treino livre para o GP do Brasil nesta sexta (7) em Interlagos, Max Verstappen considerou que andou acima do que ele próprio esperava. Além disso, o holandês falou sobre como é a dificuldade de guiar um F1
 
Ao GRANDE PRÊMIO, Max disse que ao contrário do que tem sido falado, o carro da F1 não é fácil de ser guiado. Pelo menos o de 2014, com todas as mudanças feitas em relação aos anos anteriores. E ainda afirmou que melhorou em relação ao que mostrou no Japão e Estados Unidos.
 
"Não é nada fácil. Quando eu testei com o carro de 2012, achei mais fácil. Mas esse, com a nova unidade de força e os pneus e tudo mais, é mais difícil. Não é só isso, é também pensar no que você pode melhorar, quanta informação pode coletar. Então, não, não é fácil", garantiu.
Verstappen entre os treinos desta sexta (Foto: Getty Images)
"Melhorei muito. Acho que foi um bom passo. Você tem que ficar confiante, tem tanta potência nas curvas que você tem que aprender como aplicar. E o carro é maior, mais longo, tem mais aderência para curvas rápidas. Em Suzuka, eu estava um pouco assustado, agora está melhorando", seguiu.
 
Novato em 2015, Verstappen fez sua terceira sessão pela F1, após ter andado também em Suzuka e Austin. O holandês avaliou a Toro Rosso, que também teve Daniil Kvyat com o terceiro posto, como competitiva.
 
"Foi um bom treino, tivemos algumas mudanças e deu certo. Deu para ver que os dois carros foram bem competitivos. E a pista também é muito boa de guiar", disse. 
 
"Se você é sexto, não pode reclamar. Então, sim, acho que fiquei um pouco surpreso, mas desde o começo o carro estava bom. Em Austin também estivemos bom, depois aconteceram alguns problemas na classificação. Depois, na corrida, fizeram um bom trabalho. Nas últimas corridas a equipe avançou bem com o carro", analisou. 
 
Sobre a escapada que deu da pista, indo para a área de escape, Verstappen culpou a falta de pressão nos pneus.
 
"Acho que a pressão ainda não estava ideal, tentei frear um pouco mais tarde, fez uma pressão maior nos freios e eu tive que deixar o carro escapar para a área de escape", contou o novato.
 
Avaliando a pista, o filho de Jos ainda elogiou, disse que as condições estão boas e que Interlagos é uma das pistas mais divertidas do calendário.
 
"Eu acho que uma das melhores pistas. É clássica, uma pista mais velha, mas eu gosto. No começo a superfície estava escorregadia, mas melhorou. Não tivemos grandes desníveis. Creio que fizeram um bom trabalho. Gostei da curva rápida para a direita, a curva 6. É bem divertida", concluiu.
O DOMINADOR E O BOMBEIRO

Foram outros 0s2 no treino livre 2 desta sexta-feira (7), e Nico Rosberg pode se gabar de um incomum domínio sobre Lewis Hamilton. O alemão voltou a pôr tempo sobre o inglês. O tempo exato de Rosberg foi de 1min12s123. Novamente, então, a Mercedes voltou a fazer dobradinha.

Fernando Alonso, sétimo, viu o seu motor explodir na Reta Oposta, o que deve fazer com que use uma unidade nova e perca dez posições no grid de largada do GP do Brasil. Alonso foi ao menos elegante com a equipe que vai deixar: ao ver o carro em chamas, tratou de caçar um extintor e dar uma de bombeiro.

Relacionadas

Leia a reportagem completa dos treinos da F1 no GRANDE PRÊMIO.

GRANDE PRÊMIO no GP do BRASIL de F1

A extensa cobertura do GP do Brasil já começou GRANDE PRÊMIO, e ao longo de toda a semana você vai acompanhar um leque de informações e opiniões com o maior time de jornalistas especializados. Direto de Interlagos, Flavio Gomes, Evelyn Guimarães e Renan do Couto trazem tudo ao vivo e em tempo real a partir de quinta-feira. Victor Martins, Juliana Tesser, Gabriel Curty, Pedro Henrique Marum, Vinícius Piva, Nathália de Vivo e Vitor Fazio acompanham os bastidores com a qualidade e a agilidade características do GP.

Vem com a gente. Acompanhe tudo da F1 aqui no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.