Arábia Saudita sofre com ataques em instalações de energia. Jedá também é afetada

Cidade sede do próximo GP da Fórmula 1, já neste fim de semana, sofreu incêndio em um tanque de unidade de distribuição da Aramco, companhia petrolífera do país. Por enquanto, não há alteração prevista no calendário da F1

FÓRMULA 1 2022: TUDO SOBRE O GP DO BAHREIN DE F1 | Briefing

A coalizão militar liderada pela Arábia Saudita declarou no último domingo (20) ter “interceptado e destruído um alvo aéreo hostil” disparado em direção à cidade de Jedá, onde fica o circuito que será palco para o segundo GP do calendário da Fórmula 1 2022, no próximo fim de semana. De acordo com a coalizão, o ataque foi causado pelo movimento houthi do Iêmen, alinhado ao Irã, que atacou instalações de energia e dessalinização de água espalhadas pelo país.

Em Jedá, a investida causou um incêndio em um dos tanques da unidade de distribuição da Aramco, companhia petrolífera da Arábia Saudita. Segundo a coalizão, o fogo não resultou em vítimas e foi rapidamente controlado. Outros ataques de drones, mísseis balísticos e de cruzeiro foram registrados nas regiões de Jizã, Yanbu, Al-Shaqeeq, Dhahran al Janub, Khamis Mushait e Taif.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

JEDÁ; JEDDAH; ARÁBIA SAUDITA; F1; FÓRMULA 1;
Circuito de Jedá, na Arábia Saudita, terá cinco mudanças para 2022 (Foto: Fórmula 1/Twitter)

De acordo com o Ministério de Energia da Arábia Saudita, o ataque na refinaria Yasref, no porto de Yanbu, causou uma “redução temporária de produção”. Já segundo o CEO da Aramco, Amin Nasser, os avanços do movimento houthi não causaram maiores consequências no funcionamento da empresa.

LEIA TAMBÉM
Williams anuncia permanência de Chadwick na Academia de Pilotos: “Embaixadora fantástica”

Jake Sullivan, conselheiro nacional de segurança dos Estados Unidos, afirmou que o país americano condena os ataques. “Nós continuamos a apoiar totalmente nossos parceiro na defesa de seu território contra os ataques do movimento houthi”, declarou.

FÓRMULA 1 2022: SAINZ E LECLERC COM CHANCES IGUAIS NA FERRARI. POR QUE É IMPORTANTE?

“É hora de colocarmos fim a essa guerra. Isso só pode acontecer se os Houthis concordarem em cooperar com as Nações Unidas e seu enviado, que está trabalho em um processo passo-a-passo para amenizar o conflito”, concluiu Sullivan.

Por enquanto, mesmo com o registro do ataque em Jedá, o calendário da Fórmula 1 segue como planejado. A categoria volta às pistas, após a etapa no Bahrein, para o GP da Arábia Saudita já neste fim de semana. A corrida está marcada para às 14h (de Brasília) do domingo.

O QUE ESPERAR DA BRIGA ENTRE MERCEDES E RED BULL NA FÓRMULA 1 2022?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.