Área isolada e acesso exclusivo: Aston Martin se encanta com transição da Honda na F1
Andy Cowell destacou o cuidado da Honda em separar os trabalhos com Red Bull e Aston Martin na reta final da parceria atual. Segundo o chefe da equipe britânica, a colaboração com os japoneses tem sido produtiva e respeitosa
Andy Cowell, chefe da Aston Martin, elogiou como a Honda tem conduzido a transição entre o atual fornecimento de motores à Red Bull e o início do novo projeto com a equipe britânica, a partir de 2026. O dirigente afirmou que a fabricante japonesa tem mostrado grande respeito pelos compromissos atuais, ao mesmo tempo em que avança de maneira sólida no desenvolvimento do futuro motor.
Cowell destacou o cuidado da Honda em manter os projetos separados. A empresa japonesa segue dando suporte técnico à Red Bull até o fim de 2025 e celebrou a parceria no GP do Japão com uma pintura especial nos carros. Ainda assim, já tem estrutura operando exclusivamente com a Aston Martin.
“Eles têm algumas pessoas ainda focadas no projeto deste ano, algumas envolvidas em ambos os lados, mas não são muitas. E a separação é feita com muito profissionalismo. Eles estão sendo extremamente respeitosos com a jornada atual com a Red Bull e também com a parceria futura conosco”, afirmou o britânico durante o fim de semana do GP do Japão.
O dirigente revelou detalhes da visita à fábrica da Honda no Japão. “Estive na instalação de testes na quarta-feira passada e a área do projeto com a Aston Martin está completamente isolada, com acesso exclusivo aos engenheiros da Honda envolvidos nesse programa”, explicou. “Isso mostra o nível de respeito e comprometimento que eles têm com os dois projetos. É algo que nos dá confiança para o que vem pela frente”, ressaltou.

A parceria entre Honda e Aston Martin vai começar com a nova geração de motores da Fórmula 1, quando o regulamento exigirá unidades de potência híbridas mais eficientes. Mesmo com o foco voltado para o futuro, Cowell afirmou que o trabalho conjunto já é ativo — e bastante promissor.
“A colaboração com a Honda tem sido excelente e o progresso é positivo. É claro que, nesse estágio do desenvolvimento, ainda há muitas questões técnicas para resolver, mas é um grupo de pessoas muito bom de se trabalhar. Está sendo um processo muito prazeroso”, completou.
A Honda anunciou sua saída da F1 em 2021, mas manteve o suporte técnico aos dois times da Red Bull até o fim deste ano. Após a definição do novo regulamento de 2026, a decisão foi revista e a fabricante agora se prepara para a nova era ao lado da Aston Martin.
A Fórmula 1 retorna já nesta semana, entre 11 a 13 de abril, para o GP do Bahrein, em Sakhir, quarta etapa da temporada 2025.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

