ART, Campos, Carlin, MP Motorsport e Prema formam grid da F1 Academy em 2023

ART, Campos, Carlin, MP e Prema são as equipes confirmadas no grid da F1 Academy — categoria inteiramente feminina, que estreará em 2023 e tem objetivo de ajudar no desenvolvimento de jovens pilotas

Em novembro, a Fórmula 1 anunciou o lançamento da F1 Academy: uma nova categoria, inteiramente feminina, que estreará em 2023 e tem objetivo de ajudar no desenvolvimento de jovens pilotas para outros níveis de competição, como W Series, Fórmula 1, Fórmula 2 e Fórmula 3.

Agora, as equipes confirmaram presença do grid: ART, Campos, Carlin, MP e Prema — nomes alinhados na F2 e F3. Ao todo serão 15 competidoras na competição, ou seja, cada time poderá inscrever três carros. A primeira temporada terá sete eventos em formato de rodadas triplas, totalizando 21 corridas, além de outros 15 dias de testes oficiais. O calendário ainda será divulgado.

“É emocionante poder anunciar as cinco equipes que competirão na F1 Academy no próximo ano e que proporcionarão esta oportunidade fantástica para as jovens e talentosas mulheres começarem sua jornada no automobilismo”, comentou Stefano Domenicali, chefão da F1.

Mulheres vão ganhar mais uma categoria (Foto: W Series)

“Acreditamos que é importante que todos tenham a chance de seguir suas ambições e obter o apoio e a orientação necessários para progredir e se destacar. A F1 Academy é uma parte importante do nosso plano para aumentar a diversidade e a representação no automobilismo e estamos ansiosos para a primeira temporada em 2023 e fique atento para mais novidades nesta área”, acrescentou.

Bruno Michel, diretor-executivo de F2 e F3, é quem vai gerenciar a categoria. A Fórmula 1 vai subsidiar o custo de cada carro com um orçamento de €150 mil (cerca de R$ 831 mil), enquanto as pilotas cobrem a mesma quantia dos custos, com as equipes completando o orçamento. O carro será um Tatuus T421, com motores que entregam até 172 cv de potência, semelhante aos F4. A Pirelli será fornecedora de pneus.

O lançamento da F1 Academy coincide com o momento em que a W Series, pioneira entre as categorias 100% femininas, passa por problemas financeiros. O campeonato, inclusive, precisou ser encerrado de forma antecipada, cancelando as etapas que realizaria nos Estados Unidos e no México. Jamie Chadwick, atual tricampeã, é pilota de desenvolvimento da Williams.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.