Às vésperas do GP do Brasil, prefeito de SP vistoria Interlagos e busca renovação de contrato com F1

Bruno Covas liderou comitiva que vistoriou o Autódromo Internacional de Interlagos nesta quarta-feira (31) e disse que vai negociar com o Liberty Media a renovação de contrato do GP do Brasil com a F1. O acordo em vigor atualmente vai até o fim de 2020

Interlagos vai ser palco, entre os dias 9 e 11 de novembro, do GP do Brasil de F1, 20ª e penúltima etapa da temporada 2018. E a quarta-feira (31) marcou a tradicional vistoria feita por parte das autoridades paulistanas, com a comitiva liderada pelo prefeito Bruno Covas, os secretários municipais de Infraestrutura Urbana e Obras, Vitor Aly, e Turismo, Orlando Faria, foram recebidos pelo promotor do GP do Brasil, Tamas Rohonyi, e a equipe que cuida da organização do evento.
 
Durante a vistoria ao Autódromo Internacional José Carlos Pace, localizado na Zona Sul de São Paulo, Bruno Covas avisou que vai iniciar as negociações com o Liberty Media, empresa dona da F1, para renovar o contrato com a categoria. O acordo em vigor vale até o fim de 2020.
 
O lendário autódromo paulistano vai receber o GP do Brasil pela 36ª vez na sua história em 2018. Mas, se depender do alcaide, a história de Interlagos com a F1 vai durar por muito mais tempo. Covas lembrou do compromisso que a cidade firmou para receber uma etapa do Mundial de Endurance na supertemporada 2019/20 com a disputa das 6 Horas de São Paulo em 1º de fevereiro de 2020, também em Interlagos.
Bruno Covas lidera comitiva que vistoriou Interlagos nesta quarta-feira (Foto: Beto Issa)

Covas citou a Fórmula E, que teria pela primeira vez uma etapa disputada no Brasil em 2018, mas a prova foi cancelada em novembro do ano passado por conta do plano de privatização do Anhembi liderado pelo antigo prefeito e recentemente eleito governador, Joao Doria. A única etapa da categoria dos carros elétricos prevista para a América do Sul na quinta temporada, 2018/19, está marcada para Santiago, capital do Chile.

 
“Quero São Paulo capital do automobilismo com a Fórmula 1 e ainda as categorias internacionais, WEC (Mundial de Endurance) e a Fórmula E”, disse Bruno Covas.
 
Já Orlando Faria, secretário do turismo, ressaltou a importância do GP do Brasil como um dos principais eventos do ano no calendário da cidade. “É nosso grande evento. E o trabalho, agora, é o de potencializar ainda com a vinda de turistas e fazê-los aproveitar mais da cidade, a gastronomia, os passeios, as compras”, comentou.
 
Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Vitor Aly é responsável pelas obras de reforma do autódromo, necessárias para se ajustar aos padrões exigidos pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para a F1. 
 
“A ideia dos grooves [ranhuras] no asfalto para escoamento de água foi uma criação nossa e, hoje em dia, adotada em praticamente todos os demais autódromos”, destacou. Para 2018, uma das novidades é a pintura de uma faixa florescente em amarelo limão que vai ser vista na reta dos boxes e também na entrada do pit-lane em Interlagos. Tudo para oferecer uma visibilidade melhor para o piloto em caso de chuva e neblina. “Se for aprovada, a FIA também deverá recomendá-la para outros autódromos”, comentou o secretário.
 
Tamas Rohonyi destacou o trabalho feito pelas autoridades para manter o autódromo paulistano nos padrões exigidos pela entidade máxima do automobilismo. “Graças ao trabalho da Prefeitura Municipal, Interlagos segue como um dos grandes autódromos do mundo, como Silverstone e Monza. Os pilotos adoram correr aqui”, declarou o promotor.
 
A visita ainda foi acompanhada pelos diretores da Rede Globo — proprietária dos direitos de transmissão da F1 no Brasil —, Marcelo Duarte e Renato Pereira, pelo presidente da SP Turis, André Sanches, pelo diretor-executivo do Grupo Leforte — hospital oficial do GP do Brasil, e pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador José Goulart.
 
O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece este ano nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no autódromo de Interlagos. Os ingressos para a corrida estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.