A Aston Martin foi a última equipe a pontuar na Fórmula 1 – mas, quando o fez, foi em grande estilo. Na corrida em Ímola, tanto Lance Stroll quanto Sebastian Vettel figuraram na zona de pontuação; um indício de que as aguardadas mudanças no AMR22 para a perna europeia da categoria já começaram a surtir efeito.
A expectativa de melhora na performance da Aston Martin é, portanto, inevitável: o próprio chefe da equipe, Mike Krack, confirma tal cenário. No entanto, Krack freou a empolgação e se negou a especificar em qual corrida, exatamente, o time de Silverstone vai ter seu aumento de desempenho.
“Daqui algumas corridas, estaremos em melhor forma”, começou. “Seria tolo dizer que as melhorias virão na corrida X ou Y, porque mesmo que você traga novas partes, sempre vai precisar entendê-las e entender o trabalho em cima delas. Digamos, por exemplo, que trazemos um grande pacote para Miami e sabemos que está chovendo ou o que quer que seja e não fazemos funcionar. Você, então, cria muitas expectativas e todos vão considerar que você falhou”, continuou.
“Olhe para a corrida sprint em Ímola. Tivemos somente uma sessão na sexta e, se trouxéssemos um grande ‘update’, não teríamos nenhuma chance de testá-lo ou bater o martelo se funciona ou não. Desse ponto de vista, penso que é muito importante não especificar o evento (que as melhorias virão), especialmente para a opinião pública. Nós temos nossos planos internos. Entenda, não quero entrar em detalhes aqui, mas realmente acho que em algumas corridas, estaremos em melhor forma”, explicou Mike Krack.
O chefe da Aston Martin também listou os três pilares de prioridade para melhorias na equipe – áreas de desenvolvimento cruciais, as quais o corpo de engenheiros e mecânicos do time está trabalhando no AMR22.
“A primeira é a aerodinâmica, a mais importante. Depois, peso do carro, muito importante também. A terceira é como podemos providenciar um melhor feedback aos nossos pilotos. Isso diz respeito a diferentes ‘pitacos’ na suspensão, direção, a vertical e toda a configuração do carro. Então, precisamos tentar dar ao piloto uma sensação melhor do carro para que ele possa extrair mais dele”, revelou Krack.
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“É por isso que penso que tivemos muitos incidentes como, por exemplo, em Melbourne – onde nossos pilotos saíram frequentemente da pista. Não é normal que isso aconteça com pilotos de tamanha qualidade. Então, acho que fizemos um pequeno passo quanto a isso com pequenas melhorias, e estamos animados para fazermos mais”, finalizou.
A Aston Martin terá a oportunidade de melhorar o desempenho do AMR22 já no GP de Miami, que acontece neste fim de semana, entre os dias 6 e 8 de maio. A corrida, no domingo, está marcada para às 16h30 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as ações no inédito circuito americano de rua AO VIVO e em TEMPO REAL.