Aston Martin reconhece “carro inferior” e fala em GP de São Paulo “para esquecer”

Mike Krack, chefe da Aston Martin, aliviou para os pilotos e admitiu que AMR24 está "inferior ao que merece Alonso e Stroll"

Se pudessem, certamente, os membros da Aston Martin apagariam da memória os acontecimentos do GP de São Paulo de Fórmula 1, disputado neste domingo (3) e vencido de maneira memorável por Max Verstappen. Mike Krack, chefe da equipe, disse que todo o final de semana é “para esquecer” pelos lados do time de Lawrence Stroll.

O domingo em Interlagos foi diferente do habitual, já que a classificação da corrida foi realizada nas primeiras horas da manhã, em decorrência da forte chuva que caiu em São Paulo no sábado (2) — a previsão do tempo também condicionou a alteração do horário da largada, sendo antecipada para às 12h30 [de Brasília, GMT -3].

As duas atividades no domingo foram realizadas sob pista molhada, o que contribuiu para o número elevado de acidentes. A própria Aston Martin viu Fernando Alonso e Lance Stroll envolvidos em incidentes em ambas sessões. A caótica etapa brasileira encerrou a rodada tripla pela América, depois da Fórmula 1 correr o GP dos Estados Unidos e o GP do México. A sequência de corridas trouxe um resultado perturbador para o time, que não conquistou pontos nesse período.

“Uma viagem a um local especial para o automobilismo, mas um final de semana para nossa equipe esquecer”, declarou Mike Krack, chefe da Aston Martin.

Lance Stroll atolado na brita em Interlagos (Foto: Reprodução/F1)

“Uma rodada tripla brutal e sem pontos, que afeta a equipe que trabalha na pista e na sede. De positivo, fica o esforço hercúleo em ambos os carros, com tempo reduzido, para alinharmos no grid a tempo. Também uma menção especial à FIA e à F1 por serem pragmáticas e flexíveis com a programação para permitir que os pilotos e as equipes dessem um show para os apaixonados fãs sul-americanos”, continuou o dirigente.

Lance Stroll foi protagonista do disparate da corrida em São Paulo, mesmo com tantos incidentes. O canadense rodou na reta oposta, com o carro indo até a área de escape da Curva do Lago ainda na volta de apresentação. No entanto, ao tentar voltar para a pista, usou o caminho pela brita, onde ficou atolado. O chefe da Aston Martin aliviou para o #18 e também Alonso, que rodou durante a corrida também. Além de sugerir problemas nos freios do AMR24, Krack admitiu que o carro é inferior ao nível dos pilotos.

“Na volta de aquecimento, parece que tivemos um problema com o carro de Lance durante a frenagem. Ele conseguiu seguir, mas o AMR24 encalhou na brita, encerrando seu dia prematuramente. Teremos que investigar completamente o que aconteceu, mas foi inesperado. Fernando esteve na zona de pontos durante a maior parte da corrida, mas também travou os pneus traseiros e foi jogado para o final do pelotão”, falou o chefe da Aston Martin.

“Ele sentiu muito desconforto no final da corrida com a pista ondulada, portanto nossa prioridade é garantir que ele esteja bem. Depois dessas etapas, temos de assumir a responsabilidade por não termos dado a Lance e Fernando o carro que merecem. Eles estão sendo muito pacientes, mas estamos exigindo demais deles no momento”, encerrou.

Fórmula 1 agora tem duas semanas de descanso e volta apenas no fim de semana dos dias 22 a 24 de novembro, na segunda edição do GP de Las Vegas.

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