Aston Martin reestrutura equipe e anuncia saída imediata de atual diretor-técnico da F1
Dan Fallows, que tem passagem pela Red Bull, deixa o posto de diretor-técnico da Aston Martin já a partir deste mês
Atualizado às 10h56
A Aston Martin anunciou nesta terça-feira (12) uma importante mudança em sua estrutura organizacional na Fórmula 1 e que já conta a partir deste mês de novembro. O atual diretor-técnico Dan Fallows, ex-Red Bull, deixará o cargo, porém seguirá ligado ao grupo inglês. A equipe não confirmou oficialmente quem será o substituto, mas a emissora britânica BBC afirmou que é Bob Bell quem assumirá o posto interinamente.
Fallows chegou à Aston Martin em 2022 depois de 15 anos de trabalho com os taurinos. Em Milton Keynes, começou a carreira em 2006 e assumiu o posto de chefe de aerodinâmica em 2014, após saída de Peter Prodromou, em papel que desempenhou até o fim do vínculo.
Mas a transferência para a equipe de Lawrence Stroll não foi tão pacífica. A Red Bull insistia em manter Fallows em seu quadro até o fim do contrato, enquanto os ingleses esperavam por uma chance de começar os trabalhos com o engenheiro no início de 2022, uma vez que um período de licença fosse cumprindo.
No entanto, o acordo para a liberação do engenheiro só foi possível depois que as partes foram aos tribunais. A ideia dos taurinos era tentar seguir com o projetista até meados de 2023, o que não aconteceu.
“Gostaria de agradecer a Dan pela contribuição à Aston Martin nos últimos dois anos”, começou Andy Cowell, CEO do grupo, no comunicado oficial emitido à imprensa. “Dan liderou a equipe para o sucesso com o AMR23, que garantiu oito pódios na temporada passada”, completou.
Fallows falou em “privilégio” ao se referir à equipe de Silverstone. “Durante meu tempo na Aston Martin, foi uma alegria e um privilégio comandar a equipe técnica na jornada para serem vencedores de corridas e campeonatos.”
“É hora de passar o bastão, mas estou ansioso para acompanhar o sucesso futuro, que tenho certeza de que virá em breve”, encerrou.
Fallows passou a ser visto como um dos pilares da nova era da Aston Martin, que também contou com a chegada de Fernando Alonso. Para a fase seguinte, com o antigo colega de Red Bull Adrian Newey, a expectativa era ver a esquadra verde “dar o próximo passo”.
A Fórmula 1 agora volta às pistas para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 24 de novembro. Depois, realiza corridas no Catar, última sprint do ano, e Abu Dhabi.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Antonelli diz que “vida mudou” após anúncio da Mercedes para substituir Hamilton