Atual Toro Rosso, Key entra em reestruturação da McLaren e é contratado como diretor-técnico

A McLaren deu sequência a seu processo de reestruturação com a contratação de James Key para o posto de diretor-técnico. O engenheiro de 46 anos é funcionário da Toro Rosso atualmente

Depois de promover uma mudança na cúpula do time, a McLaren agora vai reforçar sua equipe técnica. A escuderia de Woking contratou James Key para assumir a função de diretor-técnico. 

 
Atual diretor-técnico da Toro Rosso, Key, de 46 anos, terá de cumprir um período de afastamento remunerado antes de se juntar a McLaren. Assim, James ainda não tem data para começar a trabalhar no time de Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne.
James Key vai deixar Toro Rosso para ser diretor-técnico da McLaren (Foto: Red Bull)
Key é considerado uma peça chave na evolução da Toro Rosso na F1. A evolução do time de Faenza ao longo dos últimos anos é clara. Até 2012, último ano sem Key, o recorde de pontos da equipe em um ano era 41, em 2011. De lá para cá, a escuderia superou tal marca duas vezes – em 2015 e 2016, quando quebrou a barreira dos 60 pontos. No ano passado, o time ficou com 53 pontos e agora, com Pierre Gasly e Brendon Hartley, somou 20 pontos nas primeiras 11 corridas do ano.
 
Enquanto Key chega para se juntar ao time, Matt Morris está de partida da McLaren. Diretor de engenharia da escuderia inglesa, Morris tinha sido indicado por Éric Boullier, que foi substituído recentemente por Gil de Ferran.
 
Com a saída de Tim Gross em abril, Peter Prodromou é o único do trio de líderes técnicos do time formado por Boullier que seguia com a McLaren.
 
Depois de três anos de parceria com a Honda, a McLaren passou a usar motores Renault em 2018, mas a troca não foi suficiente para mudar a sorte do time. Passadas as primeiras 11 provas do ano, a escuderia de Woking ocupa apenas a sétima colocação no Mundial de Construtores, 262 pontos atrás da líder Mercedes.
GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Hungria de F1 AO VIVO, em TEMPO REAL e IN LOCO com a jornalista Evelyn Guimarães. Siga tudo aqui.
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.