Audi e Porsche sugerem tração 4×4 na Fórmula 1 para entrada em 2025

Reunião com montadoras da Fórmula 1 indica que futuro deve ser híbrido e com soluções para cortar custos. Marcas do Grupo Volkswagen querem tração 4x4 nos carros

CORRIDA DE CLASSIFICAÇÃO NA F1: É CORRIDA OU TREINO? FLAVIO GOMES EXPLICA | GP às 10

Marcas do Grupo Volkswagen, Audi e Porsche se reuniram com a Fórmula 1 durante o fim de semana do GP da Áustria, realizado no último dia 4, para debater uma possível entrada no campeonato a partir de 2025, ano em que a mudança nas unidades de potência é prevista.

Segundo informação do jornal italiano La Gazzetta dello Sport, todos os participantes da reunião concordaram que a F1 deve manter o conceito híbrido, mas buscando soluções mais baratas e simplificadas, e a Volkswagen só vai manter o interesse na entrada de duas marcas na categoria com uma mudança: a introdução da tração 4×4.

A ideia das montadoras é de adicionar um motor elétrico no eixo dianteiro dos carros. A proposta é fortalecida pelo envolvimento recente que as marcas tiveram com o Mundial de Endurance e a Fórmula E.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Audi deixa a Fórmula E ao fim desta temporada (Foto: Fórmula E)

Ainda segundo o jornal, uma mudança que deve acontecer a partir de 2025 é a remoção do sistema de MGU-H, sistema que faz a conversão dos gases de escape em energia elétrica. Já o motor V6 1.6 L deve ser mantido, mas com a introdução de combustíveis sustentáveis.

“Na Europa, todos podemos imaginar dirigir carros elétricos em 2030, mas no resto do mundo, ainda temos milhões de veículos – incluindo Mercedes – funcionando à combustão. O que podemos fazer é contribuir na inovação de desenvolver combustíveis sustentáveis, seja bio ou sintético”, declarou Toto Wolff em coletiva da FIA realizada em Monte Carlo, na segunda-feira.

NORRIS FURTADO, HAMILTON EMPOLGADO, F1 PREPARADA PARA SPRINT RACE | Paddock GP #247

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar