Audi diz que “monitora mercado” e mantém Zhou e Bottas na briga por vaga em 2025

Apesar de estar monitorando o mercado e considerar um piloto jovem ao lado de Nico Hülkenberg em 2025, Andreas Seidl, CEO da Sauber, afirmou que Guanyu Zhou e Valtteri Bottas estão vivos na briga pela vaga na Audi

A Sauber está passando por um momento de transição na Fórmula 1 e está se preparando para receber a Audi, que vai comandar as operações da equipe a partir de 2026. Como parte do projeto, as duas partes já estão fazendo movimentos no mercado e querem ter a dupla de pilotos definida a partir de 2025. A marca alemã confirmou a contratação de Nico Hülkenberg para o ano que vem e, apesar de ainda monitorar a situação, afirmou que a segunda vaga está em aberto. Inclusive, Andreas Seidl, CEO da Sauber, colocou Guanyu Zhou e Valtteri Bottas como candidatos a seguirem com o time.

Bottas e Zhou estão em uma situação delicada na Sauber. Ambos têm contrato se encerrando ao fim de 2024 e, passadas cinco corridas da temporada, nenhum deles apresentou desempenho sólido o suficiente para justificar uma extensão do acordo. Mas ainda assim o executivo afirmou que eles seguem vivos na briga por uma vaga na Audi.

“Continuamos a ter discussões aqui, monitorando o mercado de pilotos – e, claro, também o desempenho de Zhou e Valtteri. É claro que, dado o nível atual de desempenho, é absolutamente importante para nós ter a melhor dupla possível logo no início. Também faz sentido que eles estejam nos carros já em 2025 para apoiar o projeto”, disse Seidl.

Andreas ainda justificou a escolha da Audi de contar com Hülkenberg a partir do ano que vem. Segundo o CEO, a equipe precisa de pelo menos um nome experiente e com conhecimento técnico para ajudar no desenvolvimento do projeto.

Nico Hülkenberg foi o primeiro piloto escolhido pela Audi na F1 (Foto: Haas F1 Team)

“Os pilotos também podem nos ajudar em termos de motivação da equipe e direção de desenvolvimento. Portanto, Nico é a melhor escolha para a Audi. Não há dúvida de que ele é rápido. Com sua experiência, seu trabalho em equipe e seu grande conhecimento técnico, ele traz o que precisamos”, apontou o executivo.

“Faz sentido ter pelo menos um piloto com experiência porque temos de superar muitos desafios ao mesmo tempo. Portanto, podem ser dois pilotos experientes ou um com experiência e um novato forte”, finalizou.

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.