Azerbaijão promove mudanças em zonas de DRS em Baku e tem asfalto novo para F1 2024
Traçado de rua de Baku permanece inalterado, mas zonas de DRS são modificadas e novos trechos de asfalto foram adicionados
O GP do Azerbaijão desta temporada vai contar com algumas leves modificações no traçado de rua de Baku. Para a etapa deste fim de semana, a FIA alterou o comprimento das duas zonas de DRS do circuito, em especial a da reta principal, que foi prolongada. Além disso, novos trechos de asfalto foram adicionados em alguns setores da pista.
O circuito de rua de Baku conta com duas zonas de ativação de DRS: uma na saída da curva 2 e uma na reta dos boxes, antes da curva 1. A primeira foi apenas levemente encurtada em 2 m, enquanto a segunda foi prolongada em aproximadamente 100 m.
Antes, até 2023, os pilotos podiam abrir a asa móvel cerca de 447 metros após o final da curva 20. Para a edição desta temporada do GP do Azerbaijão, essa distância para o acionamento do DRS foi diminuída para 347 m.
Ao longo da temporada passada, a FIA tomou a decisão de alterar diversas zonas de DRS ao redor do calendário, mas com o objetivo de encurtá-las. Uma das mais notórias a ser modificada foi a da Kemmel, em Spa-Francorchamps. Para alguns pilotos, essa escolha diminuiu as chances de ultrapassagens.
Além das alterações nas zonas de DRS, as áreas após as curvas 2, 7 e 12 foram recapeadas e receberam um novo asfalto para a prova deste fim de semana.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (13), o treino livre 1 acontece às 6h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a segunda sessão está marcada para as 10h. No sábado (14), o TL3 abre o dia às 5h30, ao passo que a classificação será às 9h. Por fim, no domingo (15), os pilotos disputam a corrida em Monzaa partir das 8h.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Mercedes mira recuperação e espera “teste muito diferente” no GP do Azerbaijão