Baku modifica entrada do pit-lane para melhorar segurança e quer sprint race em 2023

A entrada do pit-lane foi muito criticada ano passado principalmente por Nico Rosberg, mas o diretor de prova na ocasião, Michael Masi, afirmou que o layout "cumpria todos os requisitos de segurança da FIA"

O circuito de Baku, que recebe a Fórmula 1 de 10 a 12 de junho, logo após o GP de Mônaco, terá uma modificação importante na entrada do pit-lane. A mudança foi feita para aumentar a segurança da pista, principalmente depois dos fortes acidentes de Lance Stroll e Max Verstappen no GP do Azerbaijão do ano passado próximos ao trecho.

Considerada um dos pontos mais perigosos do circuito de Baku, a entrada do pit-lane fica separada da pista por uma barreira de concreto, porém num ângulo muito aberto. Isso acaba deixando os pilotos expostos em caso de um eventual problema.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Lance Stroll bateu forte em Baku na reta próximo à entrada do pit-lane (Foto: Reprodução)

“Estamos mudando um pouco a entrada do pit-lane”, confirmou o promotor da corrida, Arif Rahimov. “Não há mudanças na pista em si, mas fomos solicitados pela FIA para modificar um pouco a entrada do pit-lane para ficar mais segura. Vamos ver como vai ser. Os pilotos normalmente não cometem muitos erros ao entrar nos boxes”, acrescentou.

Ano passado, o trecho foi duramente criticado por Nico Rosberg, campeão de 2016. “Imagine o carro quebrando aqui. Você está a 350 km/h. À esquerda, há apenas uma parede, e está de frente para você. Se algo quebrar e você estiver naquela parede, é o fim. Este é um dos lugares mais assustadores em que já pilotei um carro de F1. Andar lá parece ridiculamente errado”, disse. Apesar da polêmica, o diretor de prova na época, Michael Masi, disse que a entrada dos boxes em Baku “cumpre todos os requisitos de segurança que a FIA tem em seu regulamento”.

LEIA MAIS
Aston Martin já dá sinais de iminente melhora, mas precisa parar com autossabotagem

Outra parte que também pode sofrer pequenas modificações são as zebras. Rahimov, porém, explicou que é preciso primeiro ver como os novos carros vão se comportar no circuito. “Não mudaremos nenhuma curva, mas às vezes os pilotos após os treinos pedem ‘Aqui, a zebra precisa sair’.”

“Na curva da Cidade Antiga, a parte mais estreita, temos trabalho com a zebra desde o primeiro dia. Colocamos, retiramos e depois colocamos novamente. Não tem como realmente saber [se o item deve ser mantido] até os carros irem para a pista”, completou.

Por fim, Rahimov falou também sobre o interesse no Azerbaijão em ter uma das seis sprint races que devem acontecer na temporada 2023. O promotor se disse “um grande defensor” das corridas de classificação e que o assunto estará em pauta durante o fim de semana da corrida deste ano.

“O melhor momento para chamar a atenção deles para as novidades é quando estão correndo por aqui. Sou um grande defensor disso [as corridas sprints], realmente gosto da ideia. As coisas podem ficar chatas quando as pessoas se acostumam demais com o mesmo formato e perdem o interesse. Então, quando esse tipo de mudança acontece, é bom para o esporte”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.