Berger rasga elogios a Hamilton e afirma: “É o primeiro piloto que coloco no mesmo nível do Senna”

Parceiro de Ayrton Senna entre 1990 e 1992, Gerhard Berger não escondeu a admiração por Lewis Hamilton e o colocou no mesmo patamar do brasileiro. O austríaco citou a regularidade do inglês e como se desempenha em diversas situações

Atual chefe da DTM e piloto da Fórmula 1 entre 1984 e 1997, Gerhard Berger ficou conhecido como um dos grandes parceiros de Ayrton Senna na categoria e nunca escondeu a admiração pelo tricampeão mundial, sempre o colocando como o maior de todos os tempos. Só que o austríaco admitiu que agora enxerga Lewis Hamilton na mesma prateleira do brasileiro.

Em entrevista ao site norte-americano 'Motorsport.com', Berger revelou sua admiração pelo pentacampeão mundial, que lidera a classificação da temporada 2019 da Fórmula 1. O ex-piloto mostrou-se impressionado pela pilotagem de Hamilton, com menos erros que os adversários e a adminstração de resultados.

 
"Todo mundo sempre me pergunta como eu via tal piloto contra o Ayrton, e sempre, em todos estes anos, disse que nunca vi alguém próximo ao Ayrton. Mas o Lewis é o primeiro piloto que coloco no mesmo nível dele. O cara é incrivelmente rápido, comete menos erros que os outros, e o que mais me impressionou é que quando você vence tanto como ele venceu, deve pensar: 'Hoje sou segundo, ou passo pela cabeça do primeiro e venço, ou estou fora', ele não é assim. Ele senta e espera. 'Ok, terminei em segundo e pego os pontos'. Parece que ele controla o jogo de um jeito tão bom que ele é imbatível no momento", comentou.

Os últimos cinco campeonatos de pilotos e construtores da Fórmula 1 foram vencidos pela Mercedes, e Hamilton faturou quatro deles. Berger explicou que a combinação do motor do time alemão e a pilotagem do inglês renderam as conquistas, mas valorizou os feitos do pentacampeão em diversos contextos diferentes.

Lewis Hamilton (Foto: Mercedes)

"Eu acho que muito dos campeonatos vencidos pela Mercedes nos últimos anos são pelo motor, mas também pelo Lewis. O motor era sensacional, é claro, mas o Lewis em circuitos com chuva, circuitos rápidos, circuitos de rua, classificações…ele sempre esteve lá. Ele venceu o campeonato cinco vezes, venceu uma corrida atrás da outra. Ele é o melhor com o melhor motor, mas também é o melhor piloto do momento", explicou.

Com 75 vitórias, Hamilton é forte candidato a bater o recorde de mais vitórias da Fórmula 1, estabelecido por Michael Schumacher, que tem 91. Berger falou que o britânico deve ultrapassar o alemão, mesmo com o desejo de uma proteção ao recorde de Schumacher, em coma desde 2013 após um acidente de esqui.

 
"Eu acho que se nada acontecer e ele continuar desse jeito, deve estar sempre disputando o título. Definitivamente tem chances. Por um lado, gostaria de proteger o sucesso do Michael pelo que aconteceu com ele, foi uma tragédia, muito triste. Mas quando você pensa por um momento, o Lewis é um piloto muito especial de todo o tempo que assisti Fórmula 1", comentou.

Para finalizar, o ex-piloto também palpitou em relação ao eterno debate sobre o melhor piloto de todos os tempos. Berger citou os grandes que correu contra, como Nelson Piquet e Alain Prost, mas cravou que apenas Hamilton está no mesmo nível de Senna.

 
"Bem, por um lado, você pode ver pelas estatísticas. Quem venceu mais corridas ou coisa assim. Você pode olhar de forma mais profunda, de quantas corridas venceu e quantas foram disputadas, aí você olha para classificação. Eu vou mais pelo que sinto e assisto. Pra mim, sempre tivemos grandes campeões como Nelson [Piquet], Niki [Lauda], [Alain] Prost, Michael [Schumacher], mas sempre tinha algo acima deles, o Ayrton. Agora, eu vejo o Lewis no mesmo patamar", completou.

A chance de Lewis Hamilton vencer sua 76ª corrida será no GP do Azerbaijão, que acontece no próximo dia 28.
 

Confira a programação do fim de semana do GP da Azerbaijão de F1
Horários de Brasília, GMT -3

SESSÃO DIA DATA HORA
TL1 Quinta 26/4 5h
TL2 Sexta 26/4 9h
TL3 Sábado 27/4 6h
TC Sábado 27/4 9h
GP Domingo 28/4 9h10

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.