Berger vê Schumacher e Hamilton gigantes, mas crava: “Senna é o melhor”

Ayrton Senna ainda é o melhor de todos os tempos aos olhos de Gerhard Berger. O austríaco sente que, não fosse a morte em 1994, o brasileiro teria números ainda melhores no currículo

O debate sobre o melhor piloto de todos os tempos esquentou nas últimas, com Lewis Hamilton alcançando o recorde de vitórias de Michael Schumacher na Fórmula 1. Os dois monopolizaram as discussões, mas o ex-piloto Gerhard Berger opta por uma terceira via: de acordo com o austríaco, o melhor de todos era e continua sendo Ayrton Senna.

O argumento de Berger é que Senna só não pôde buscar estatísticas melhores e recordes por conta da morte prematura, aos 34 anos. Ainda na Williams, o brasileiro teria “o carro a ser batido”, pensa o austríaco.

“Ainda é o Ayrton para mim [o melhor de todos]”, disse Berger, entrevistado pela Speeweek. “Ele morreu cedo, mas até então estava destinado a todos os recordes. Ele estava na equipe que nos anos seguintes teria o carro a ser batido. Acredito que o Ayrton seria campeão várias vezes e que os números seriam outros. Eu vi esses três [Hamilton, Senna, Schumacher] muito de perto, dois deles roda a roda. Ele é o melhor piloto que eu já vi”, frisou.

Ayrton Senna foi o melhor de todos, diz Gerhard Berger (Foto: Reprodução)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

Schumacher tomou os recordes de assalto no começo dos anos 2000. O alemão agora deve perder o recorde de vitórias para Hamilton e, salvo reviravolta, também deixará de ser o piloto com mais títulos de campeão no futuro próximo. Isso tudo entristece Berger, mas não por alguma indisposição com Hamilton.

“Eu queria que o Michael seguisse como o piloto de maior sucesso da história, simplesmente por conta do destino tão dramático dele”, recordou, fazendo referência ao acidente de esqui em 2013 e à vida reclusa desde então. “Um destino que só de pensar quase te leva às lágrimas. O Hamilton é um piloto fora de série, que já provou inúmeras vezes que merece ser chamado assim. É uma briga entre dois gigantes, uma briga que vamos debater por anos. Não dá para dizer quem é o melhor, nem se colocássemos os dois no mesmo carro”, destacou.

Piloto de F1 entre 1984 e 1997, Berger correu contra Senna e Schumacher. O austríaco foi companheiro do brasileiro entre 1990 e 1992, desenvolvendo forte relação de amizade.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar