Ecclestone diz que indicou Briatore para “desesperada” Alpine: “Só vilão podia ajudar”
Bernie Ecclestone conversou com Luca de Meo, CEO da Renault, e disse que o vilão, mas eficiente, Flavio Briatore era um bom nome para o projeto da Alpine na F1
Bernie Ecclestone já não está mais à frente da Fórmula 1 há alguns anos, mas segue tendo grande influência no paddock. Inclusive, a chegada de Flavio Briatore na Alpine foi influenciada pelo ex-chefão da categoria, que aconselhou Luca de Meo, CEO da Renault, a contratar um dos grandes vilões do esporte.
Briatore tem um histórico vencedor na Fórmula 1 e foi chefe da Benetton e da Renault nos anos que as equipes venceram o Mundial de Pilotos e de Construtores.
Relacionadas
Porém, o italiano foi banido da F1 após o escândalo do “crash-gate” de 2008, quando o então piloto da Renault, Nelson Piquet Jr, bateu deliberadamente em Singapura para ajudar na busca pela vitória do companheiro de equipe, Fernando Alonso. Flavio foi banido do esporte, mas a decisão foi anulada posteriormente.
A Alpine vive uma fase terrível na Fórmula 1. Apesar de ter conquistado pódios no ano passado, começou 2024 com o pior carro do grid e ocupava as últimas posições do campeonato até o GP de Mônaco.
De Meo se viu desesperado com a situação da equipe e foi buscar conselhos de Ecclestone. Na visão do ex-chefe da categoria, apenas um “vilão” que busca sempre o melhor resultado poderia melhorar a situação.
“Falei com o CEO da Renault, Luca de Meo, por telefone por um longo tempo. Ele estava desesperado. Então a palavra Briatore surgiu. Concordamos que, numa situação tão confusa, apenas um vilão entre os anjos poderia ajudar. E há santos suficientes no circo da Fórmula 1”, aconselhou Ecclestone à Alpine.
“A grande força de Flavio sempre foi: ‘Mantenha as discussões curtas, faça as coisas e pense grande.’ Você não precisa de amigos na Fórmula 1, você só precisa de sucesso”, finalizou.
A Fórmula 1 agora volta às pistas neste final de semana para o GP da Inglaterra, em Silverstone, entre os dias 5 e 7 de julho.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: GP da Áustria é lição definitiva para Norris na F1: ou racha ou não vai