Ecclestone é preso por porte ilegal de arma no aeroporto de Campinas

A máquina de raio-x detectou uma pistola calibre 32 sem documentação regular na bagagem do ex-dirigente da F1. Ecclestone foi levado para a 4ª Delegacia de Apoio ao Turista da Polícia Civil e só saiu sob pagamento de fiança

HAMILTON E RUSSELL PODEM PENSAR EM TÍTULO COM MERCEDES VIVA DA SILVA? | TT GP #54

Bernie Ecclestone foi preso na noite de quarta-feira (25) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo, por porte ilegal de arma de fogo quando tentava embarcar para a Suíça em um voo privado. O ex-presidente da FOM (Formula One Management) e ex-chefão da Fórmula 1 foi liberado após pagamento de fiança.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A pistola calibre 32, da marca LPWSeecamp, foi detectada na bagagem de Ecclestone pela máquina de raio-x. Sem a documentação regular da arma, o ex-dirigente foi levado para a 4ª Delegacia de Apoio ao Turista (Deatur) da Polícia Civil no aeroporto. A polícia determinou a prisão de Ecclestone em seguida, que precisou pagar fiança para ser liberado. As informações foram incialmente publicadas pelo Grupo Globo e confirmadas pela Polícia Federal ao GRANDE PRÊMIO.

Bernie Ecclestone e a esposa, Fabiana (Foto: Getty Images)

“Um empresário, de 89 anos [Ecclestone tem 91 anos, na verdade], foi detido após policiais federais encontrarem uma arma na bagagem dele, por volta das 21h30 desta quarta-feira (25), na área de raio-x, localizada no porão do aeroporto de Viracopos, em Campinas. Após vistoria na mala, os policiais encontraram uma pequena pistola prateada, calibre 32, marca LW Seecamp, a qual estava sem carregador e sem munição”, disse a assessoria de imprensa da PF ao GP.

“Os agentes federais levaram o homem à Delegacia de Polícia de Atendimento ao Turista (4ª DEATUR), onde todas as partes foram ouvidas e a pistola apreendida. O empresário foi autuado em flagrante por porte de arma de fogo, conforme determina artigo 14 da Lei 10.826/03, e foi arbitrada fiança fixada em cinco salários mínimos, totalizando o valor de R$ 6.060,00. O valor foi apresentado e o indiciado foi colocado em liberdade provisória”, finalizou.

LEIA MAIS
Hamilton rejeita rótulo de líder na Mercedes e ressalta “amor pelo desafio” na F1 2022

O porte de arma de fogo no Brasil é regido pela Lei 10.826, de dezembro de 2003. O Estatuto do Desarmamento, como a lei é conhecida, determina que o indivíduo precisa comprovar a necessidade para ter o registro da arma no país.

Quanto ao porte, o Artigo 6º da Lei estabelece a proibição, exceto aos profissionais que usam armamento para o cumprimento das funções, entre eles: agentes de segurança pública, membros do Exército ou funcionários de empresas privadas de segurança.

Bernie está no Brasil desde o início do mês de maio e figurou em vários eventos do automobilismo brasileiro, como a Copa Truck e o TCR Sul-americano. Também acompanhou o início das obras de reforma do Autódromo Nelson Piquet, em Brasília, e esteve na etapa da Stock Car no Vellocitta. Ecclestone é casado com a brasileira Fabiana Ecclestone, que é vice-presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) na América do Sul.

POR QUE A FÓRMULA 1 2022 COMEÇA AGORA PARA A MERCEDES?
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar