Ecclestone é preso por porte ilegal de arma no aeroporto de Campinas
A máquina de raio-x detectou uma pistola calibre 32 sem documentação regular na bagagem do ex-dirigente da F1. Ecclestone foi levado para a 4ª Delegacia de Apoio ao Turista da Polícia Civil e só saiu sob pagamento de fiança
Bernie Ecclestone foi preso na noite de quarta-feira (25) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo, por porte ilegal de arma de fogo quando tentava embarcar para a Suíça em um voo privado. O ex-presidente da FOM (Formula One Management) e ex-chefão da Fórmula 1 foi liberado após pagamento de fiança.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A pistola calibre 32, da marca LPWSeecamp, foi detectada na bagagem de Ecclestone pela máquina de raio-x. Sem a documentação regular da arma, o ex-dirigente foi levado para a 4ª Delegacia de Apoio ao Turista (Deatur) da Polícia Civil no aeroporto. A polícia determinou a prisão de Ecclestone em seguida, que precisou pagar fiança para ser liberado. As informações foram incialmente publicadas pelo Grupo Globo e confirmadas pela Polícia Federal ao GRANDE PRÊMIO.

“Um empresário, de 89 anos [Ecclestone tem 91 anos, na verdade], foi detido após policiais federais encontrarem uma arma na bagagem dele, por volta das 21h30 desta quarta-feira (25), na área de raio-x, localizada no porão do aeroporto de Viracopos, em Campinas. Após vistoria na mala, os policiais encontraram uma pequena pistola prateada, calibre 32, marca LW Seecamp, a qual estava sem carregador e sem munição”, disse a assessoria de imprensa da PF ao GP.
“Os agentes federais levaram o homem à Delegacia de Polícia de Atendimento ao Turista (4ª DEATUR), onde todas as partes foram ouvidas e a pistola apreendida. O empresário foi autuado em flagrante por porte de arma de fogo, conforme determina artigo 14 da Lei 10.826/03, e foi arbitrada fiança fixada em cinco salários mínimos, totalizando o valor de R$ 6.060,00. O valor foi apresentado e o indiciado foi colocado em liberdade provisória”, finalizou.
LEIA MAIS
Hamilton rejeita rótulo de líder na Mercedes e ressalta “amor pelo desafio” na F1 2022
O porte de arma de fogo no Brasil é regido pela Lei 10.826, de dezembro de 2003. O Estatuto do Desarmamento, como a lei é conhecida, determina que o indivíduo precisa comprovar a necessidade para ter o registro da arma no país.
Quanto ao porte, o Artigo 6º da Lei estabelece a proibição, exceto aos profissionais que usam armamento para o cumprimento das funções, entre eles: agentes de segurança pública, membros do Exército ou funcionários de empresas privadas de segurança.
Bernie está no Brasil desde o início do mês de maio e figurou em vários eventos do automobilismo brasileiro, como a Copa Truck e o TCR Sul-americano. Também acompanhou o início das obras de reforma do Autódromo Nelson Piquet, em Brasília, e esteve na etapa da Stock Car no Vellocitta. Ecclestone é casado com a brasileira Fabiana Ecclestone, que é vice-presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) na América do Sul.
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube