Bottas lidera 1-2 da Mercedes em TL1 marcado por muitas rodadas em Portugal
Com pneus médios, Valtteri Bottas foi o mais rápido e Lewis Hamilton foi o segundo no treino livre que abriu os trabalhos do primeiro GP de Portugal de Fórmula 1 após 24 anos. Max Verstappen, com compostos duros, foi o terceiro em Portimão
A sexta-feira (23) que marcou a abertura dos trabalhos do primeiro GP de Portugal depois de 24 anos teve a Mercedes na liderança e com direito a dobradinha. Valtteri Bottas, com 1min18s410 como melhor tempo, foi o mais rápido desta manhã no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. Lewis Hamilton, 0s339 mais lento na comparação com o companheiro de equipe, foi o segundo. Os dois fizeram suas melhores marcas com pneus médios, mas se queixaram de desgaste, sobretudo nos compostos dianteiros.
Novidade no calendário da Fórmula 1 em razão da reprogramação por conta da pandemia, Portimão teve o asfalto todo reformado para receber a principal categoria do automobilismo. Assim, muitos pilotos rodaram ao longo de 90 minutos de sessão. Um deles foi Max Verstappen, que trabalhou durante todo o tempo com pneus duros. O holandês da Red Bull ficou em terceiro na tabela de tempos, 0s781 atrás de Bottas.
Relacionadas
Depois de um fim de semana promissor em Nürburgring, sobretudo com Charles Leclerc, o monegasco voltou a andar bem nesta semana em Portimão e ficou em quarto lugar com sua Ferrari, também com seu melhor tempo sendo feito com pneus duros, e Alexander Albon, companheiro de equipe de Verstappen, fechou o top-5 desta manhã.
Carlos Sainz, que chegou a liderar os minutos iniciais do treino livre 1 com a McLaren, foi o sexto, seguido pela Racing Point de Sergio Pérez. A grande surpresa da manhã foi a presença de Kimi Räikkönen entre os dez primeiros, na oitava posição. Daniel Ricciardo, embalado pelo pódio conquistado com a Renault no último GP de Eifel, foi o nono, enquanto Pierre Gasly fechou a sessão em décimo.
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias
A Fórmula 1 volta a acelerar logo mais, a partir de 11h (de Brasília), com o treino livre 2 do GP de Portugal. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter | Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion
Saiba como foi o treino livre 1 do GP de Portugal
Leia também:
Michael Jackson no Brasil e dólar a R$ 1: o mundo no último GP de Portugal
O GP de Portugal de Fórmula 1 que volta remete ao pai que se foi
Com temperatura ambiente em 18ºC e 24ºC no asfalto, o Autódromo Internacional do Algave abriu o fim de semana do primeiro GP de Portugal de Fórmula 1 do século, o primeiro em 24 anos.
Sem tempo a perder, praticamente todos os pilotos deixaram os boxes lusitanos para executar as primeiras voltas de instalação e reconhecimento da pista. Sebastian Vettel, da Ferrari, foi o primeiro a marcar volta rápida, na casa de 1min30s e com pneus duros, sendo seguido pela McLaren de Carlos Sainz. O espanhol se queixava da baixa aderência da pista, sobretudo depois da chuva que deu as caras nos últimos dias no Algarve. O asfalto foi refeito em praticamente toda a extensão do circuito justamente para que Portugal pudesse voltar a receber a Fórmula 1 novamente neste ano.
A pista chamava a atenção pelas muitas subidas e descidas, inclusive na reta dos boxes. Não à toa, é conhecida como a montanha-russa portuguesa. Outro ponto era a determinação sobre os limites da pista, sobretudo nas curvas 1, 4 e 15. Sainz, por exemplo, teve dois tempos deletados por conta da infração antes de virar 1min22s183 e, depois, 1min21s497, na sequência do seu stint com pneus duros.
Outro que sofria com a falta de aderência da pista foi Max Verstappen, que rodou durante sua sequência de voltas. “Parece uma pista de drift”, reclamou o holandês. Quem também dava as suas derrapadas era Valtteri Bottas, que iniciava sua jornada nesta manhã em Portimão. “Os pneus estão muito frios”, reportou o piloto da Mercedes.
O foco dos pilotos e equipes na primeira parte do treino esteve voltado para o aprendizado da pista. Tanto que os pneus duros foram usados por todos os competidores, que buscavam a maior quilometragem possível. Sainz ainda liderava depois de 25 minutos de treino com 1min20s696, enquanto Bottas já aparecia em segundo, 1s017 atrás.
Em seguida, Lewis Hamilton chegou a subir para segundo, com tempo 0s582 mais lento que o de Sainz, mas pouco depois foi superado pelo companheiro de equipe, enquanto Pierre Gasly chegou a avançar para segundo. Até que, na sequência, ainda antes do fim da primeira meia hora do treino, Leclerc marcou 1min20s410 para assumir a ponta.
Hamilton assumiu a ponta do treino pouco depois ao registrar 1min20s165, enquanto Gasly voltava a andar bem com sua AlphaTauri e era o segundo. Leclerc aparecia em terceiro depois de ser mais um a rodar na sessão, mas o monegasco depois conseguiu melhorar e se colocar à frente do francês. Pierre também foi superado por Sebastian Vettel, que mostrava um bom começo de fim de semana para a Ferrari. Hamilton, por sua vez, voltava a encaixar uma boa volta e virava 1min19s526.
Depois de um breve período de silêncio na pista, em que pilotos e engenheiros trocavam informações sobre o novo traçado, os carros começaram a deixar os boxes para a metade final da sessão. Nesta parte, os competidores optaram, na sua maioria, pelo uso de pneus médios. A Ferrari foi uma das equipes que continuou trabalhando com os compostos duros.
Com os médios, Sergio Pérez chegou a subir para a terceira posição. Verstappen, que ficou por um bom tempo em último na tabela, subiu para a nona posição com pneus médios, mas o que chamou a atenção foi uma fumaça que saiu da traseira do carro da Red Bull. Lance Stroll foi um que reclamou da presença de óleo na pista. Logo depois, Bottas deixou a marca de Hamilton para trás por 0s035 e cravou 1min19s491 com 27 minutos para o desfecho do treino.
Mas a presença de Bottas na liderança do treino durou somente alguns minutos. Hamilton virou 1min18s874 e tomou de novo a dianteira da sessão. O finlandês também melhorou seu tempo, mas foi 0s143 mais lento que seu companheiro de equipe. Com 21 minutos para o fim do treino, o top-3 era completado por Leclerc, Verstappen e Pérez.
Enquanto nuvens mais pesadas rondavam o circuito de Portimão, Hamilton melhorou ainda mais seu tempo. Mas, em seguida, Bottas foi além e deixou para trás o hexacampeão do mundo ao registrar 1min18s410, 0s339 mais rápido que o britânico.
Quem também dava sequência ao seu stint de voltas, com pneus duros, era Verstappen. O holandês deixou a Ferrari de Leclerc para trás na tabela de tempos e subiu para a terceira posição, 0s781 atrás de Bottas, que continuou na pista com pneus médios.
Ao fim de 90 minutos de muitas voltas completadas e também muitas rodadas, Bottas confirmou a dobradinha da Mercedes e o melhor desempenho dentre os 20 pilotos na manhã desta sexta-feira no desafiador circuito de Portimão.
Fórmula 1 2020, GP de Portugal, Autódromo Internacional do Algarve, treino livre 1:
1 | V BOTTAS | Mercedes | 1:18.410 | 35 | |
2 | L HAMILTON | Mercedes | 1:18.749 | +0.339 | 35 |
3 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:19.161 | +0.751 | 32 |
4 | C LECLERC | Ferrari | 1:19.309 | +0.899 | 33 |
5 | A ALBON | Red Bull Honda | 1:19.365 | +0.955 | 34 |
6 | C SAINZ JR | McLaren Renault | 1:19.441 | +1.031 | 42 |
7 | S PÉREZ | Racing Point Mercedes | 1:19.907 | +1.497 | 31 |
8 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 1:19.954 | +1.544 | 34 |
9 | D RICCIARDO | Renault | 1:20.058 | +1.648 | 27 |
10 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:20.124 | +1.714 | 29 |
11 | S VETTEL | Ferrari | 1:20.200 | +1.790 | 37 |
12 | L NORRIS | McLaren Renault | 1:20.207 | +1.797 | 29 |
13 | D KVYAT | AlphaTauri Honda | 1:20.278 | +1.868 | 32 |
14 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:20.846 | +2.436 | 28 |
15 | L STROLL | Racing Point Mercedes | 1:20.954 | +2.544 | 32 |
16 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | 1:21.009 | +2.599 | 35 |
17 | R GROSJEAN | Haas Ferrari | 1:21.169 | +2.759 | 31 |
18 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 1:21.374 | +2.964 | 31 |
19 | E OCON | Renault | 1:21.673 | +3.263 | 31 |
20 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:22.054 | +3.644 | 34 |
Tempo 107% | 1:23.899 | +5.489 |