Bottas se vê em condições de igualdade com Hamilton na Mercedes: “Há dois pilotos prioritários”

Valtteri Bottas entende que “não há prioridade a nenhum piloto” dentro da Mercedes ao falar sobre como a equipe o trata em relação ao pentacampeão Lewis Hamilton. O finlandês lidera a temporada 2019 da Fórmula 1 com um ponto de vantagem para o colega e luta para se manter na ponta neste fim de semana de GP da Espanha

Há quase três anos, em 15 de maio de 2016, Lewis Hamilton e Nico Rosberg chegavam ao pico da rivalidade como companheiros de equipe da Mercedes e se chocavam na primeira volta do GP da Espanha de Fórmula 1, que marcou o abandono dos dois e ajudou na vitória histórica lograda por Max Verstappen. Em 2019, a Mercedes volta a ter dois companheiros de equipe lutando ponto a ponto pelo título, ao menos nas quatro primeiras corridas do campeonato. Valtteri Bottas surpreende ao liderar a temporada com 87 pontos, um a mais em relação ao pentacampeão.
 
Dono de duas vitórias na temporada, na Austrália e no Azerbaijão, contra outras duas de Hamilton, Bottas está um ponto à frente por ter feito a volta mais rápida da corrida inaugural do campeonato em Melbourne. O finlandês entende que não há prioridade entre um ou outro piloto na Mercedes. Ao contrário, Bottas defende que existe uma política de igualdade entre ele e Hamilton.
Lewis Hamilton e Valtteri Bottas protagonizam a temporada 2019 da F1 após quatro corridas (Foto: Mercedes)

“Não, não há prioridade a nenhum piloto. Há dois pilotos prioritários”, declarou o dono do carro #77 em evento promovido pela Mercedes em Barcelona na última quarta-feira.

 
Questionado se é possível uma repetição do incidente que marcou o auge da rivalidade entre Rosberg e Hamilton em Barcelona, Bottas descarta. “Não acho, não espero que volte a acontecer”, declarou o piloto, lembrando que não tinha como saber os estragos daquela batida entre os dois há três anos. “Não sei, não estava na equipe naquele momento”.
 
No fim das contas, Bottas deixa claro que seu objetivo para o fim de semana em Barcelona é se manter na ponta. 
 
“Temos algumas melhorias, principalmente no plano aerodinâmico. Vamos ver como vai ser, mas esperamos um passo à frente, ainda que os demais também vão dar. Não temos a menor ideia do que os outros vão fazer. Concentramos na nossa performance e sabemos o quanto podemos melhorar, mas não temos nem ideia do que vão fazer as outras equipes”, disse.
 
“Ser líder era meu objetivo… e é bonito ver que isso está acontecendo. As coisas estão bastante apertadas entre Lewis e eu, e acho que vai continuar assim. Mas, claro, ele também quer vencer. Não vai ser fácil e, além disso, faltam muitas corridas. Preciso estar no meu melhor nível o tempo todo, em cada GP, e é nisso que eu estou focado”, finalizou.
 
O alerta de Rosberg
 
Por outro lado, o campeão do mundo de 2016 e antecessor de Bottas na Mercedes alertou o finlandês em relação ao antigo rival. “Você nunca deve irritar Hamilton. Se ele se irritar, então ele vai se motivar e se concentrará ainda mais. Ele vai te morder como um pitbull. Valtteri descobriu um truque que descobrir ao longo da minha última temporada”, recordou o alemão em entrevista veiculada pela agência de notícias SID.
 
O GP da Espanha de F1, quinta etapa da temporada 2019, acontece neste fim de semana. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
 

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.