Brawn de Barrichello e que gerou processo de Button vai a leilão durante GP de Miami
Jenson Button, campeão mundial em 2009, precisou processar a Mercedes para exigir um chassi original da Brawn, que estava previsto em contrato. O acordo foi o britânico ficar com o 001/01, guiado por Rubens Barrichello naquela temporada
A Brawn pilotada por Rubens Barrichello na temporada 2009 da Fórmula 1 será leiloada durante o fim de semana do GP de Miami, que acontece entre os dias 2 a 4 de maio, nos Estados Unidos. O carro é um dos três bólidos construídos pela equipe campeã em 2009 e, por questões contratuais, fez parte da coleção particular de Jenson Button, campeão mundial daquele ano, até o fim do ano passado, quando foi vendido pelo britânico a um colecionador.
Mas, antes de conseguir ter o carro em sua garagem, uma briga judicial precisou acontecer entre Button e Mercedes. Após o fim da temporada 2009, a Brawn foi vendida para os alemães e, assim que a montadora assumiu, se ofereceu para construir uma réplica do BGP 001 para o britânico. Ele rejeitou a oferta e processou a Mercedes, exigindo um chassi oficial, como previsto em contrato. O carro de Barrichello, então, foi oferecido e aceito pelas duas partes.
O BGP 001/01 e estreou nas pistas na abertura da F1 2009, em Melbourne, onde a equipe chocou o mundo ao conquistar uma dobradinha com Button e Barrichello logo de cara. O bólido foi construído com difusor duplo, que otimizou o downforce aerodinâmico e deu à equipe uma clara vantagem sobre os rivais.
A tecnologia, inicialmente, foi questionada pelas outros times do grid da F1, mas acabou sendo aprovada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e adotada pelos adversários.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Mesmo assim, Button abriu boa vantagem ao vencer seis das primeiras sete corridas e segurou o único título mundial dele e da equipe na categoria. Por ter sido vendida em seguida, a Brawn continua como a única equipe com 100% de aproveitamento na história da F1.
“Esse carro representa o maior conto de fadas da Fórmula 1, com um design revolucionário e que redefiniu o que era possível na categoria”, disse Louis Frankel, da casa de leilões Bonhams, que organizará o leilão.
“O chassi 001/01 é um pedaço da história do automobilismo e sua oferta em leilão cativará colecionadores de todo o mundo. Temos a honra de oferecer essa oportunidade única no GP de Miami, um palco condizente com seu status lendário”, completou.
A Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

