Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
Fórmula 1

Button vibra com progresso da McLaren Honda e diz que dar 100 voltas “é como se fossem 1000”

O inglês Jenson Button ficou tão ocupado nesta sexta-feira (27) que não podia nem se lembrar direito do que fez durante o dia de testes da McLaren. Foi a primeira vez que o piloto teve um treino decente, podendo completar 100 voltas. Na 101ª, teve uma pane elétrica

 
#GALERIA(5230,90226)
No ‘debriefing’ da McLaren, quem fala primeiro é o piloto. E Jenson Button, ao começar a reunião, não lembrava de nem metade das coisas que havia feito ao longo do sexto dia de testes da F1 em Barcelona. Foi o que contou o piloto inglês depois de dar 100 voltas com o MP4-30 nesta sexta-feira (27). Ele foi o quinto colocado.
 
Pela primeira vez em toda a pré-temporada, Button teve um dia verdadeiramente produtivo. Sem enfrentar problemas de confiabilidade, o piloto percorreu o equivalente a metade da quilometragem que a McLaren Honda tinha até o quinto dia de testes.
 

Para o campeão mundial de 2009, o que se viu neste sexto dia de trabalhos foi um progresso enorme de sua equipe na preparação para a temporada 2015.
Jenson Button saiu dos boxes para mais de 100 voltas nesta sexta (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
“Para muitos times, 100 voltas não é nada. Para nós, é como se fossem 1000 voltas. Há muito ainda para aprender com sobre esse pacote técnico”, declarou Button em entrevista acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO.
 
“Foi um bom progresso. Não foi difícil melhorar em relação a ontem, na verdade, mas foi muito bom poder fazer 100 voltas. Foi um passo muito, muito grande hoje na confiabilidade, e é muito bom ver o quanto você pode fazer quando tem um carro confiável. Todos os testes que você pode fazer, as comparações, e não faz quando o carro para. Hoje nós fizemos!”, comemorou.
 
O motor Honda não estava andando com a potência máxima que pode ter, mas com o máximo que é possível extrair dele hoje, de acordo com Button. Ele chegou a fazer três sequências de 12 voltas. E o principal progresso foi referente aos trabalhos aerodinâmicos que precisavam ser feitos. É isso que vai garantir ganhos de tempo até o GP da Austrália. Só depois disso vale a pena pensar no acerto do chassi — o domingo é uma boa oportunidade para isso, se tudo correr sem problemas nos próximos dois dias.
 
“Não fiz muito trabalho de acerto até agora, pois tem muitas voltas que você faz com peças aerodinâmicas que vão te dar muito tempo se você acerta para a primeira corrida, ao passo que o setup só vai te dar alguns décimos”, avaliou.
 
Outro objetivo é fazer toda uma simulação de corrida. Antes disso, há “muitas coisas a fazer”, disse Button. Dentre elas, checar até a marcha ré do carro. “Tem de fazer isso antes de ir para a primeira corrida”, comentou. “Coisas que você gostaria de deixar para o final, mas que precisam ser feitas.”
 
Neste sábado, Button vai ficar fora do carro enquanto o piloto reserva Kevin Magnussen conduz os testes. A tendência é que o britânico volte a guiar no domingo. O GRANDE PRÊMIO segue acompanhando os testes AO VIVO e em TEMPO REAL.
 
ESCONDENDO O JOGO?

A Williams foi só a quinta equipe em quilometragem total nos dois primeiros testes da pré-temporada da F1 em 2015, mesmo que seu carro não tenha apresentado nenhum grande problema durante as atividades. Engenheiro-chefe da equipe inglesa, Rod Nelson explicou o porquê de o programa de treinamentos ser mais ‘econômico’ que o da concorrência"Não acho que estamos escondendo o jogo", disse o inglês

OS CAMINHOS DO AZAR

A série de coincidências e erros que rondam um círculo vicioso aproximam Chris Amon de Fernando Alonso. OK, um não tem vitória na carreira e outro tem dois títulos, mas chega a impressionar como o espanhol trilha o mesmo caminho de azar do neozelandês desde então.

Com um detalhe: Amon passou por McLaren e Ferrari. Com outro detalhe: assim que Amon deixou a Ferrari, os italianos acertaram a mão no carro…