Tsunoda fica em 10º no GP do Japão e se torna 1º japonês a pontuar em casa desde Kobayashi

A última vez que um piloto japonês pontuou diante da apaixonada torcida nipônica foi em 2012. Na ocasião, Kamui Kobayshi levou o público em Suzuka ao delírio com o pódio

Yuki Tsunoda fez história no GP do Japão, realizado domingo (7). Com o décimo lugar conquistado na corrida em Suzuka, o piloto da RB se tornou o primeiro japonês a pontuar em casa desde o pódio de Kamui Kobayshi na temporada 2012.

Tsunoda conseguiu mais uma vez passar o Q3 e alinhou em décimo, só que teve uma largada ruim e perdeu duas posições. Como a corrida foi interrompida com bandeira vermelha ainda na primeira volta, o japonês partiu para a nova largada do 12º posto.

A partir daí, o japonês acertou a mão no ritmo para não perder os adversários diretos de vista e, graças ao ótimo pit-stop do time de Faenza, retornou à pista à frente de Valtteri Bottas e Logan Sargeant em um momento de parada coletiva.

A façanha foi muito celebrada pelo #22, que pontuou pela segunda corrida consecutiva na temporada. “Nossa equipe fez um trabalho fantástico ali, os mecânicos foram muito rápidos e nós passamos dois carros, foi insano. Sem isso seria muito mais difícil ter pontuado, méritos enormes para a equipe, muito feliz por, enfim, pontuar no Japão”, disse ao site da F1.

Kamui Kobayashi foi ao pódio no GP do Japão de 2012 (Foto: Sauber)

A última vez que a apaixonada torcida japonesa viu um representante do país pontuar no GP do Japão foi há 12 anos, com Kobayashi. Na ocasião, Kamui, então na Sauber, largou em terceiro e chegou a ganhar o segundo posto de Mark Webber na largada, mas perdeu o lugar para Felipe Massa nos boxes. Nas voltas finais, teve de controlar o desgaste de pneus para impedir o ataque de Jenson Button, da McLaren.

Quando Kobayashi cruzou a linha de chegada em terceiro, os torcedores foram ao delírio. Antes da cerimônia do pódio, o coro de “Kamui! Kamui!” ecoou por Suzuka.

Ao todo, oito pilotos japoneses pontuaram na história da F1. Kobayashi, que competiu de 2009 a 2014, é o líder do ranking com 125 tentos. Tsunoda aparece em seguida, com 68. Takuma Sato, que também tem um pódio no currículo, no GP dos Estados Unidos de 2004, é o terceiro, com 44. Satoru Nakajima (16), Kazuki Nakajima (9), Aguri Suzuki (8), Ukyo Katayama (5) e Shinji Nakano (2) vêm na sequência.

Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, retorno da etapa ao calendário pós-pandemia.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.