Cadillac anuncia Mario Andretti como diretor de conselho na equipe da Fórmula 1

Sem citar o nome da Andretti, a Fórmula 1 anunciou que a Cadillac será a nova equipe do grid a partir da temporada 2026. Em seguida, o time anunciou que Mario Andretti, campeão mundial de 1978, será um dos diretores do conselho na escuderia

A Fórmula 1 confirmou nesta segunda-feira (25) que entrou em acordo com a General Motors e terá a Cadillac como 11ª equipe do grid a partir da temporada 2026. Logo na esteira do anúncio, a própria GM revelou em comunicado que Mario Andretti, o último americano a ser campeão da categoria — em 1978 — será diretor no conselho do time. Atualmente, o ex-piloto tem 84 anos.

“A Fórmula 1 foi meu primeiro amor. Agora, 70 anos depois, o paddock da F1 ainda é meu lugar feliz”, disse Mario no anúncio. “Estou absolutamente irradiante por Cadillac, Fórmula 1, Mark Walter e Dan Towriss. Ainda estar envolvido nesse estágio da minha vida é algo que me fará me beliscar, para garantir que não estou sonhando”, brincou.

Andretti disputou 128 corridas na Fórmula 1, onde esteve entre 1968 e 1982, contabilizando temporadas completas e aparições aqui e ali. No total, o americano defendeu Lotus, STP, Ferrari, Parnelli, Alfa Romeo e Williams. Em 1978, conquistou o único título da categoria na carreira ao vencer seis de 16 corridas.

Além das inúmeras participações e do tetracampeonato na Indy, Andretti disputou várias categorias ao longo da laureada carreira, como Nascar, Can-Am e competições de endurance. Entre elas, chegou em segundo na edição 1995 da lendária 24 Horas de Le Mans com o Porsche da Courage Competition. Além disso, ainda levou a Indy 500 de 1969.

Mario vai atuar como diretor da Cadillac na F1 (Foto: Reprodução/@marshallpruett)

A Cadillac é uma sequência do projeto da Andretti, que teve a entrada na Fórmula 1 rejeitada em janeiro após avançar até a última fase do processo seletivo da Federação Internacional de Automobilismo [FIA]. O time teve a entrada negada pela Formula One Management.

Mesmo com a negativa, seguiu trabalhando e anunciou uma subsede em Silverstone, na Inglaterra, junto de 60 vagas de emprego, ao mesmo tempo em que acelerava a construção da nova sede, localizada em Fishers, Indiana. Um dos novos recrutados pelo time foi Pat Symonds, ex-diretor-técnico da Fórmula 1, que será consultor executivo de engenharia.

A situação começou a mudar quando Mario Andretti procurou o Departamento de Justiça americano para lançar uma investigação em cima da recusa do Liberty Media. O entendimento das outras dez equipes, que rejeitavam a ideia, era por conta da diluição do dinheiro de premiação. E era consenso de que, caso a Andretti quisesse entrar, deveria comprar um time já existente.

Outro fator importante na reviravolta foi a chegada do investidor Dan Towriss como novo dono da Andretti, com Michael aceitando um papel menor interno. O nome da família permanecerá na equipe da Indy, mas não aparecerá na Fórmula 1, com o time se chamando Cadillac. Em janeiro de 2023, a marca anunciou uma parceria com a Andretti justamente para fortalecer a candidatura para entrar no Mundial.

Fórmula 1 volta no Catar, de 29 de novembro a 1º de dezembro, para a disputa da penúltima etapa — a última com corrida sprint — da temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.