Cadillac estuda expandir acordo com Ferrari para incluir fornecimento de suspensões
Após assinar acordo com a Ferrari pelo fornecimento de motor e caixa de câmbio, a Cadillac estuda expandir a parceria para garantir também as suspensões da equipe de Maranello
A Cadillac estreia no grid da Fórmula 1 como o 11º time da categoria em 2026, mas pretende se firmar aos poucos. De início, correrá com motor e caixa de câmbio fornecidos pela Ferrari e depois, a partir de 2028, começará a produzir o próprio trem de força. No entanto, a parceria agora pode ser expandida para também incluir suspensões.
Segundo a revista inglesa Autosport, a Cadillac está avaliando a possibilidade de incluir suspensões no acordo, algo que não seria inédito na Fórmula 1. A Haas, que também trabalha com motores da Ferrari desde 2016, também recebe suspensões de Maranello, algo similar ao que a Racing Bulls faz com a Red Bull e a Aston Martin com a Mercedes.
Ainda não há confirmação oficial por nenhuma das partes envolvidas, mas o interesse existe do lado da marca norte-americana, que busca focar em outras áreas de desenvolvimento e pesquisa. Além disso, também tenta juntar a mão de obra necessária para trabalhar com dois carros no grid, algo que pode ser facilitado com o fornecimento de suspensões da Ferrari.
Apesar da preocupação com a produção do primeiro carro da marca na F1, a Cadillac também contará com alguns benefícios exclusivos para 2026. Por estar entrando agora na categoria, os limites para uso do túnel de vento e pesquisas são maiores do que para as demais dez equipes.

Somado a isso, a nova equipe só precisa focar no desenvolvimento do carro de 2026, enquanto os demais times precisam trabalhar também no bólido de 2025, que conta com um regulamento técnico completamente diferente do ano que vem.
Por outro lado, a Cadillac ainda terá de respeitar o teto de gastos estabelecido para a temporada 2025.
A parceria com a Ferrari, com isso, é fundamental para que a Cadillac tenha uma entrada sólida na F1. Para isso, a marca entende que é importante receber da Ferrari a unidade de potência até que a General Motors (GM) consiga desenvolver o próprio motor.
Enquanto isso, a Cadillac utiliza um dos dois túneis de vento da Toyota em Colônia, na Alemanha. A equipe também tem trabalhado para reunir um grupo de profissionais experientes que conhecem bem a F1 e o paddock.
A Fórmula 1, inclusive, se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
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