Câmara agenda para 7 de novembro entrega de título de cidadão a Hamilton

Ao GRANDE PRÊMIO, a Câmara dos Deputados confirmou que a sessão solene para a entrega do título de Cidadão Honorário da República Federativa do Brasil a Lewis Hamilton será realizada no dia 7 de novembro, na semana do GP de São Paulo. A presença do piloto, porém, ainda não está confirmada

Lewis Hamilton já tem data para ser um cidadão brasileiro. A Câmara dos Deputados agendou para o dia 7 de novembro a sessão solene que vai conceder o título de cidadão honorário da República Federativa do Brasil ao piloto da Mercedes. Ao GRANDE PRÊMIO, o Legislativo confirmou a data, mas ressaltou que a presença do heptacampeão da Fórmula 1 ainda não está garantida.

A entrega do título de cidadão honorário a Hamilton é fruto da Resolução 32/22, aprovada em 9 de junho último. O projeto, de autoria do deputado André Figueiredo (PDT-CE), foi apresentado no dia 16 de novembro do ano passado, dois dias após a vitória do britânico em Interlagos. Na ocasião, Hamilton superou duas punições, saindo de último na corrida sprint para quinto, e depois de décimo para primeiro no GP de São Paulo. Lewis comemorou a vitória com a bandeira do Brasil, repetindo o gesto de Ayrton Senna.

Sessão solene para dar a Lewis Hamilton título de cidadão honorário será dia 7 de novembro (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A atitude do piloto foi o motivo da criação do Projeto de Resolução. No documento, o deputado afirma que “esse gesto de respeito à memória do maior piloto brasileiro repercutiu em todos e cada um de nossos cidadãos. Senna não era apenas um piloto, mas representava a imagem de um Brasil que dava certo, que ganhava, que era visto positivamente pelo mundo. Era nosso orgulho, pois nos lembrava de nossas potencialidades”.

A proposta citou, ainda, o luto causado pela pandemia de Covid-19, que causou até agora 688 mil mortes. De acordo com o texto, o gesto de Hamilton na ocasião da corrida de 2021 teria lembrado ao brasileiro “que as cores nacionais não têm partido nem dono”, e ajudaria a resgatar nossa bandeira como símbolo de união nacional.

“Nesse sentido, sugerimos prestar uma homenagem ao piloto britânico, concedendo-lhe o título de cidadão honorário da República Federativa do Brasil. Esperamos que esse gesto nos ajude no processo de reconciliação nacional e de retomada de nossos símbolos nacionais como patrimônio de todos os brasileiros”, atesta o documento.

Na época em que a resolução foi votada na Câmara dos Deputados, Hamilton recorreu às redes sociais para agradecer a honraria: “Sem palavras. Hoje eu virei um cidadã honorário de um dos meus lugares favoritos no mundo. Eu não sei nem o que dizer agora. Obrigado, Brasil. Amo vocês. Não vejo a hora de ver vocês de novo”, escreveu em português.

De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara dos Deputados, a sessão solene ainda não tem horário definido.

O GRANDE PRÊMIO procurou a Mercedes para saber se Hamilton estará em Brasília para receber a homenagem, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.

Fórmula 1retoma suas atividades já neste fim de semana, com a disputa do GP da Cidade do México marcado para acontecer entre os dias 28 e 30 de outubro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.