Câmera onboard do carro de Vettel sugere que Alonso estava inconsciente antes de acidente, diz jornal italiano

Segundo o jornal ‘La Gazzetta dello Sport’, imagens da câmera onboard do carro de Sebastian Vettel foram entregues para a investigação sobre o acidente de Fernando Alonso e indicam que o espanhol estava inconsciente antes da batida

O jornal ‘La Gazzetta dello Sport’ teve acesso a imagens da câmera onboard da Ferrari de Sebastian Vettel, que estava logo atrás de Fernando Alonso na pista em Barcelona, e diz que elas sugerem que o espanhol de fato estava inconsciente antes de acertar o muro interno da curva 3.

 
De acordo com a publicação, o vídeo mostra que Alonso saiu da curva em uma trajetória muito diferente da habitual e que, em vez de manter a velocidade, diminuiu e virou para a direita “sem qualquer reação do piloto, como se o MP4-30 estivesse desgovernado”.
 
Diante disso, o jornal também levanta as duas hipóteses que vem sendo muito mencionadas: um mal-estar do piloto ou então uma descarga elétrica oriunda de uma falha no sistema de recuperação de energia da McLaren, acarretando em um choque. A alemã 'Auto Motor und Sport' já havia falado em um desmaio.

Na contramão, o jornal espanhol ‘As’ publicou que não há evidência de que o piloto estivesse fora de si antes do impacto com a barreira de proteção. O diário também informa que todos os exames médicos do bicampeão estavam em dia.

Acidente de Alonso em Barcelona também foi capturado por câmera no carro de Vettel (Foto: Reprodução TV)
A hipótese de um choque foi negada com veemência pela McLaren Honda nos últimos dias. Já a de um mal súbito do piloto, nem tanto. Ron Dennis disse na última semana em Barcelona que Alonso ficou inconsciente por “segundos” depois de acertar o muro. O dirigente afirmou, no entanto, que não é possível saber se ele estava inconsciente antes disso, mas garantiu que a telemetria do carro dá os indícios de que sim.

Além deste vídeo mencionado pela 'Gazzetta', há ainda um do circuito fechado de TV do Circuito da Catalunha, mas a qualidade da imagem é péssima, segundo Dennis.
 
Alonso, por causa do acidente, não disputará o GP da Austrália no dia 15 de março. Tratou-se de uma recomendação médica para evitar os riscos de uma nova concussão, a qual poderia ter consequências graves. O piloto falou que será difícil ver de fora a abertura do campeonato, mas aceitou o conselho e pretende voltar ao cockpit para o GP da Malásia do dia 29 de março.
ESTOU PRONTO

A preparação tranquila da Williams ao longo dos testes de pré-temporada na Espanha deixou Felipe Massa confiante de que poderá começar o campeonato em um bom nível. O brasileiro está certo de que a preparação do time que terminou o Mundial de Construtores na terceira posição no ano passado foi boa o bastante. "O trabalho que a gente vem fazendo foi um trabalho onde a gente evoluiu", disse o brasileiro ao GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.