Sainz comemora aniversário com liderança do TL2 do GP da Itália de F1. Verstappen é 5º

Carlos Sainz, no dia do aniversário de 29 anos de idade, colocou a Ferrari na liderança do segundo treino livre da Fórmula 1 em Monza

Parabéns pra você! Carlos Sainz, aniversariante de 29 anos de idade nesta sexta-feira (1), terminou o segundo treino livre do GP da Itália de Fórmula 1 na liderança. O piloto espanhol comandou as ações da última atividade do dia e atingiu 1min21s355 para deixar a Ferrari na frente e os tifosi em polvorosa.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Sainz esteve na liderança em algumas oportunidades, uma vez que os tempos caíram bastante ao longo da atividade. Até que, quando colocou os pneus macios, levou a melhor até com relação a Max Verstappen, atrapalhado pelo tráfego na pista.

Lando Norris ficou com a segunda colocação e somente 0s019 atrás do líder. Sergio Pérez foi o terceiro colocado, com Oscar Piastri em quarto e ainda na frente de Verstappen, somente o quinto. Charles Leclerc, Alexander Albon, Fernando Alonso, George Russell e Nico Hülkenberg fecharam o top-10.

Apesar do terceiro lugar, o treino terminou no pior cenário possível para Pérez. O piloto perdeu o controle do RB19 na tomada da Parabolica, rodou e cruzou a brita até tocar o muro com a asa traseira. Causou bandeira vermelha e ainda danificou o carro a menos de dez minutos do fim.

Outra bandeira vermelha veio nos minutos iniciais, quando Lance Stroll viu o carro travar com problemas que a Aston Martin justificou como no sistema de combustível. O canadense teve de parar na parte de fora da curva Ascari por alguns minutos.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália, em Monza, 14ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. Amanhã, o TL3 abre o dia às 7h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação define o grid de largada a partir das 11h. Já no domingo, a largada está marcada para as 10h.

🔴AO VIVO! F1 2023 na Itália: tudo sobre os treinos livres | Briefing

Confira como foi o TL2:

Algumas horas passaram, mas a situação climática de Monza, na região italiana da Lombardia, continuou igual. Temperatura ambiente em 27°C, 37°C no asfalto e nenhuma chance de chuva. Tudo isso, com sol dando as caras. Nada periclitante para o segundo treino do dia.

Assim como na sessão anterior, assim que a luz verde apareceu, pista cheia. Foi quase que de imediato, mas dessa vez sem que os pneus macios aparecessem. Domínio dos duros e médios. A Pirelli selecionou a gama mais macia possível de pneus para o fim de semana, é sempre importante recordar.

Ainda com menos de cinco minutos, entretanto, a primeira bandeira vermelha da sexta-feira. Lance Stroll, que andava pela primeira vez na pista — cedera o carro para Felipe Drugovich no TL1 —, teve problemas e não conseguiu trocar a marcha apropriadamente. Saiu na curva Ascari e travou na beira da pista.

A situação ficou um pouco pior, porque, num caso aparente de problema hidráulico, o carro ficou parado com o motor acionado e sem conseguir mexer em marchas, o que impedia os fiscais de empurrarem o bólido. O rádio da Aston Martin pedia que Stroll falasse para os fiscais se afastarem, mas os fiscais pediam que ele saísse do cockpit. No fim, a equipe resignou e mandou desligar tudo. Em seguida, a Aston Martin justificou a parada como um problema no sistema de combustível.

Lance Stroll teve problemas no TL2 (Foto: Reprodução/F1)

Após alguns minutos, treino retomado. Nas primeiras voltas rápidas, Max Verstappen já cravou 1min22s244 e assumiu a ponta reservada para si. Alex Albon surgia no segundo lugar. Entre McLaren e Mercedes, o que se destacava era o tráfego e quase batida de Oscar Piastri num Lewis Hamilton que entrou bem lento no trilho principal.

Importante lembrar o formato diferente da classificação, que obriga os pilotos a utilizar os pneus macios no Q3 de amanhã — além de duros no Q1 e médios no Q2. A questão para o TL2, entretanto, era a lentidão proposital dos pilotos na pista para buscar vácuo e evitar de ceder vácuo. A frequência com que isso acontecia era impressionante uma vez que as simulações de classificação começaram.

Com metade do treino, a correria começava para as voltas de pneus macios. Antes do happy hour, porém, teve a insatisfação de Hamilton, que questionou como podia ser tão mais lento de reta que o companheiro George Russell. A resposta estava na configuração: Russell tinha menos asa que Lewis, que pediu para ir aos boxes mudar.

Assim que os macios apareceram, Carlos Sainz pulou para a liderança, com Leclerc em segundo. Mas durou só até a Red Bull fazer o mesmo. Pérez partiu para 1min21s540 e tomou a ponta, enquanto Verstappen virou o terceiro tempo inicialmente. Com todo mundo tendo andado de pneus macios, Pérez, Sainz, Verstappen, Charles Leclerc, Albon, Fernando Alonso, Russell, Kevin Magnussen, Yuki Tsunoda e Esteban Ocon formavam o top-10.

Sergio Pérez na caixa de brita (Vídeo: DAZN)

Em seguida, a Aston Martin informou que identificou o problema de Stroll no combustível e já estava nos reparos, mas não teria tempo hábil para recolocá-lo na pista ainda na atividade.

Pérez, então, tomou contornos importantes para o treino. Inicialmente, irritou-se como o tráfego na pista. “O que eles estão fazendo? Precisamos ser melhores que isso, pessoal”, disse no rádio da equipe, mas se referindo aos colegas pilotos. Minutos depois, perdeu o controle do carro #11 na tomada da Parabolica, rodou e foi parar com a traseira no muro. Bandeira vermelha com menos de dez minutos para o fim.

O treino até foi retomado, com quatro minutos pela frente, mas apenas para uma demonstração curta de simulação de corrida, com uns praticamente acomplados nos outros. Sainz liderou realmente, no fim das contas.

F1 2023, GP da Itália, Monza, TL2:

1C SAINZFerrari1:21.355 23
2L NORRISMcLaren Mercedes1:21.374+0.01920
3S PÉREZRed Bull Honda1:21.540+0.18517
4O PIASTRIMcLaren Mercedes1:21.545+0.19021
5M VERSTAPPENRed Bull Honda1:21.631+0.27620
6C LECLERCFerrari1:21.716+0.36123
7A ALBONWilliams Mercedes1:21.979+0.62419
8F ALONSOAston Martin Mercedes1:22.071+0.71616
9G RUSSELLMercedes1:22.176+0.82120
10N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:22.291+0.93619
11K MAGNUSSENHaas Ferrari1:22.574+1.21921
12V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:22.595+1.24019
13P GASLYAlpine1:22.651+1.29622
14Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:22.696+1.34123
15E OCONAlpine1:22.716+1.36122
16L SARGEANTWilliams Mercedes1:22.755+1.40024
17L HAMILTONMercedes1:22.783+1.42823
18L LAWSONAlphaTauri Honda1:23.167+1.81223
19G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:23.346+1.99120
20L STROLLAston Martin Mercedes2
DRUGOVICH na F1 e futuro de Pérez na Red Bull CONFIRMADO | TT GP #111
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.