Sainz lidera TL1 dominado por chuva e pista molhada na Bélgica. Sargeant bate

Pouca atividade de pista e bastante chuva: assim foi o treino livre para o GP da Bélgica. Carlos Sainz liderou, enquanto Max Verstappen nem registrou volta rápida

O primeiro e único treino livre para o GP da Bélgica da Fórmula 1, realizado na manhã desta sexta-feira (28), foi o que todo mundo esperada desde o começo da semana. Com chuva constante e pista bem molhada, a quantidade de ação foi bastante limitada. Carlos Sainz foi quem se saiu melhor nesse desenho e terminou na liderança.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Sainz anotou 2min03s207, em volta feita de pneus intermediários na primeira metade da atividade, e contou com apenas um piloto, Oscar Piastri, terminando no mesmo segundo. Na realidade, os primeiros 30 minutos contaram com razoável atividade de pista, mas a segunda parte teve traçado praticamente vazio o tempo inteiro e nenhuma melhora de tempo cronometrado.

Atrás de Sainz e Piastri, os companheiros Lando Norris e Charles Leclerc. Sergio Pérez, Alexander Albon, Yuki Tsunoda, Kevin Magnussen, Daniel Ricciardo e Nico Hülkenberg fecharam o top-10. Fernando Alonso e Lewis Hamilton foram, respectivamente, 11º e 12º após andarem somente com pneus para chuva extrema. Max Verstappen nem sequer registrou volta rápida.

Ainda teve uma interrupção por bandeira vermelha que serviu quase como uma divisão de pista movimentada para pista vazia, porque aconteceu bem na metade da sessão. Foi quando Logan Sargeant não conseguiu virar o carro, mesmo mexendo com o volante, e passou direto pela entrada da Les Combes, batendo com o lado esquerdo do Williams na barreira de proteção. Nada muito violento, mas serviu para a vermelha. 

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 AO VIVO e em TEMPO REAL. Sábado e domingo, ainda tem a transmissão em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, no canal 1 do GP no YouTube. A classificação está marcada para logo mais, às 12h (de Brasília, GMT-3).

Logan Sargeant bateu na Les Combes (Foto: AFP)

Confira como foi o TL1:

O que já era esperado ao longo de toda semana foi confirmado: a Fórmula 1 chegou na hora da primeira atividade do fim de semana com chuva e pista molhada. A temperatura na casa dos 19°C completava o dia extremamente carrancudo na região de Spa, província belga de Liège.

Apesar da chuva moderada e das discussões sobre possível cancelamento de atividades em caso de muita água, ficou claro logo no começo da sessão que não era o suficiente para segurar todo mundo na garagem. Até porque havia a chance real de chover em sessões mais importantes, além do fato de ser o único treino livre da semana, por conta do formato de corrida sprint.

E mais uma questão: em caso de chuva e cancelamento da classificação, talvez o treino fosse usado para formar grid. Algo que, rapidamente, a FIA fez questão de dizer oficialmente que não aconteceria.

Alexander Albon, de pneus intermediários, foi o primeiro a aparecer na pista, mas logo Lewis Hamilton entrava com pneus para pista totalmente molhada. Os dois tipos de borracha estavam em teste naquele começo. Com ambos, as voltas estavam bastante acima de 2min, mas os intermediários começavam cerca de 2s mais velozes.

Lewis Hamilton e a chuva em Spa (Foto: Reprodução/F1)

Só que, dentro dos primeiros minutos, ficou evidente que a chuva ganhava bastante força. Antes que a pista ficasse impraticável, mais gente resolveu fazer algumas avaliações. Foi o caso de George Russell, Carlos Sainz, Daniel Ricciardo, Yuki Tsunoda e Guanyu Zhou.

Albon e Tsunoda quase perderam os respectivos carros, enquanto a situação piorava. Durante alguns minutos, a pista chegou a ficar totalmente vazia. Mas a McLaren quebrou o silêncio e mandou Lando Norris para uma avaliação, reabrindo os trabalhos. Assim, mais gente foi aparecendo, conforme a chuva voltou a diminuir um bocado.

O próximo piloto a dar leve escapada foi Sergio Pérez, que atropelou a zebra na Blanchimont, mas seguiu intacto. Norris colocou pneus intermediários, bem como o companheiro Oscar Piastri. Na Ferrari, Sainz foi de inters, mas Charles Leclerc testou os de pista molhada.

Com 30 minutos de treino, 15 pilotos tinham voltas cronometradas, mas a grande maioria trabalhara em sistema de averiguação, sem tentar de fato uma volta lançada. Sainz, com 2min03s207, liderava. Piastri era o segundo, 0s5 atrás. Norris, Leclerc, Pérez, Albon, Tsunoda, Kevin Magnussen, Ricciardo e Nico Hülkenberg completavam o top-10.

Sargeant ficou parado na pista após acertar o muro no TL1 (Vídeo: Sky Sports)

Logo depois, porém, bandeira vermelha. O motivo foi um aparente caso de aquaplanagem ou quebra no carro de Logan Sargeant, que não conseguiu virar o carro no fim da reta Kemmel e passou direto pela brita da Les Combes até parar na barreira de proteção com o lado esquerdo do carro. Não se tratou de batida violenta, mas o suficiente para interromper a atividade.

A bandeira verde chegou com quase 20 minutos ainda pela frente, mas demorou cerca de sete minutos até que alguém se animasse a entrar na pista. E foi a Red Bull, com Pérez e o punido Max Verstappen, ambos de pneus intermediários, para rápida preparação de classificação. Mas nenhum dos dois foi, de fato, para a volta rápida após avaliação do traçado. Mesma coisa para os dois pilotos da Aston Martin, Fernando Alonso e Lance Stroll. Nos minutos finais, as Ferrari também fizeram avaliação, mas nada que mudasse a tabela de tempos. 

F1 2023, GP da Bélgica, Spa-Francorchamps, Treino livre 1:

1C SAINZ JRFerrari 2:03.207 9
2O PIASTRIMcLaren Mercedes 2:03.792+0.5854
3L NORRISMcLaren Mercedes 2:04.484+1.2774
4C LECLERCFerrari 2:08.148+4.9418
5S PÉREZRed Bull Honda 2:08.240+5.0335
6A ALBONWilliams Mercedes 2:08.394+5.1875
7Y TSUNODAAlphaTauri Honda 2:09.067+5.8608
8K MAGNUSSENHaas Ferrari 2:09.229+6.0227
9D RICCIARDOAlphaTauri Honda 2:09.319+6.1127
10N HÜLKENBERGHaas Ferrari 2:10.042+6.8358
11F ALONSOAston Martin Mercedes 2:10.283+7.0764
12L HAMILTONMercedes 2:10.299+7.0927
13G RUSSELLMercedes 2:10.475+7.2687
14V BOTTASAlfa Romeo Ferrari 2:12.085+8.8789
15G ZHOUAlfa Romeo Ferrari 2:14.002+10.7958
16L SARGEANTWilliams Mercedes 4
17L STROLLAston Martin Mercedes 5
18P GASLYAlpine 2
19E OCONAlpine 2
20M VERSTAPPENRed Bull Honda 2
  Tempo 107% 2:11.831+8.624 
TRETA e TENSÃO na F1: CHUVA em Spa e BRIGA entre MERCEDES e FERRARI. Problemas? | TT GP #106
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.