Sainz nega equilíbrio entre equipes na F1 2024: “Carro mais rápido normalmente ganha”
Em temporada marcada por pelo menos três vitórias de quatro equipes diferentes — Red Bull, Ferrari, Mercedes e McLaren —, Carlos Sainz foi no caminho contrário e disse que o carro ainda tem feito a diferença nas corridas da Fórmula 1 em 2024
A temporada 2024 da Fórmula 1 tem sido recheada de surpresas, como o fim do domínio da Red Bull na categoria, o ressurgimento da McLaren como grande força do grid, o fim da seca de vitórias da Mercedes ou a ‘dobradinha’ da Ferrari ao vencer em Mônaco e Monza no mesmo ano. Ainda assim, na opinião de Carlos Sainz, a noção de que todas essas equipes podem vencer em um fim de semana está equivocada.
Para o espanhol, o carro mais rápido na pista ainda é o grande favorito para a vitória, e não será possível mudar isso por meio da estratégia em todas as pistas, como a Ferrari fez em Monza. Sainz, inclusive, usou o domínio de Lando Norris no GP dos Países Baixos como exemplo.
“Para mim, o carro mais rápido normalmente ainda ganha”, disse Sainz. “Talvez [o GP da Itália] tenha sido muito apertado entre Ferrari e McLaren, mas, [em Zandvoort], o melhor carro venceu. Então, ainda depende disso”, apontou.
A classificação realizada na Itália reservou um resultado extremamente apertado, com os seis primeiros separados por apenas 0s2. Na visão de Sainz, isso mostra que os pilotos das equipes principais estão em um ritmo parecido, e o que tem feito a diferença para terminar à frente é a velocidade do carro.
“Especialmente quando você vê as diferenças entre os pilotos na classificação, com 0s1 entre um e outro, isso mostra que estamos mais ou menos iguais em ritmo. É sobre quem tem aquele último décimo no carro ou se conecta com ele, sentindo 100% do carro”, finalizou Sainz.
A Fórmula 1 agora só volta às pistas entre os dias 13 e 15 de setembro para o GP do Azerbaijão, em Baku.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.