Sainz culpa ondulação em pista por batida no Q3 de Singapura: “Superestimei aderência”
Carlos Sainz explicou que perdeu a temperatura ideal dos pneus quando teve de abrir passagem para pilotos mais rápidos. Por isso, faltou aderência ao contornar a última curva
Carlos Sainz não teve uma boa classificação em Singapura na manhã deste sábado (21). Sofrendo com a falta de aderência e tendo problemas para manter os pneus na janela de temperatura ideal de funcionamento, o titular da Ferrari contou que sofreu o acidente porque “superestimou” a aderência na última curva do circuito de Marina Bay. Apesar dos contratempos enfrentados no Q3, o espanhol espera um cenário mais favorável para o domingo.
Sainz avançou para o Q3 na classificação do GP de Singapura, mas sequer chegou a marcar tempo, uma vez que bateu o carro no muro da última curva quando se preparava para abrir a primeira tentativa de volta rápida.
O espanhol explicou que o incidente aconteceu por dois motivos. O primeiro foi a falta de temperatura nos pneus — problema que a Ferrari enfrentou ao longo de todo o fim de semana e se agravou no caso de Sainz quando ele teve de reduzir a velocidade para abrir caminho para outros pilotos que estavam em volta rápida.
Depois, o titular da Ferrari contou que faltou aderência quando tentou retomar a velocidade, uma vez que passou por uma ondulação na pista e perdeu um pouco de contato com o solo.
“Foi muito estranho. Claramente subestimei, ou melhor, superestimei a aderência que tinha com os pneus frios, porque tive de reduzir a velocidade no terceiro setor para deixar alguns carros [que estavam em volta rápida] passarem. Então, quando estava abrindo a volta passei por uma ondulação e perdi completamente a aderência. Peço desculpas para a equipe, porque essa não é a maneira que eu gostaria de terminar uma classificação. Mas ao mesmo tempo, tem sido muito difícil colocar os pneus na janela certa de temperatura neste fim de semana”, destacou o #55.
“Para ser sincero, não espero grandes problemas para a corrida. Tivemos problemas com os pneus na classificação, mas conseguimos ficar no ritmo para a corrida por ter menos problemas para manter os pneus na temperatura ideal. Então tudo deve correr bem amanhã”, finalizou Sainz.
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