Sainz diz que redes sociais são “tóxicas” e recorre à mídia: “Tenham responsabilidade”
Na visão do espanhol Carlos Sainz, que será piloto da Williams a partir de 2025, a imprensa precisa desempenhar um papel na diminuição da violência pelas redes sociais
Prestes a embarcar em uma nova etapa a partir da temporada 2025 da Fórmula 1, com a saída da Ferrari e a transferência para a Williams, Carlos Sainz criticou o ambiente “tóxico” das redes sociais e pediu ajuda da imprensa para combater os abusos. Logo depois do GP de Las Vegas, uma confusão entre fãs do espanhol e de Charles Leclerc foi instaurada na internet após um embate entre os dois.
Sainz admitiu que não gosta do ambiente bélico das redes sociais, mas recorreu à imprensa para pedir ajuda. De acordo com ele, os jornalistas podem desempenhar um papel no combate a isso por meio da informação. Entender o funcionamento do esporte de forma mais profunda seria útil para reduzir a violência online, segundo Carlos.
“O ambiente das redes sociais é muito tóxico”, disse Sainz. “Sempre foi um lugar tóxico. Daqui, peço à imprensa que tenha responsabilidade na maneira de informar e escrever artigos, que informem os fãs menos educados ou que conhecem menos e acabam desenvolvendo uma tendência para um lado ou outro”, afirmou.
“Para garantir que também os ajudemos a entender como esse esporte funciona, porque é um ambiente que tem se tornado cada vez mais tóxico”, lamentou o piloto espanhol.
Por fim, o futuro companheiro de Alexander Albon na Williams ressaltou a opinião de que a imprensa desempenha seu papel no ódio disseminado nas redes sociais. Sem entrar em confronto com os jornalistas, porém, Sainz pediu por informações mais claras e destacou a importância de não “enviesar” as opiniões dos fãs.
“Também acredito que há uma responsabilidade por parte da imprensa. A forma com a qual vocês produzem notícias também pode criar caça-cliques, o que traz falta de entendimento e de comunicação. Assim, as pessoas podem ficar ainda mais enviesadas ou tóxicas”, apontou.
“Não é um lugar saudável nesse momento, e também não sou um grande fã [de redes sociais]. Mas vamos tentar, entre nós, controlar ou ajudar essas pessoas que estão em casa, se sentindo frustradas, a não tomarem conclusões precipitadas uns sobre os outros”, finalizou Sainz.
A Fórmula 1 agora está oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.