Sainz vê 2026 como “melhor momento” para Palou chegar na F1: “Recomeço para todos”

Carlos Sainz exaltou os feitos de Álex Palou na Indy, onde conquistou quatro títulos em seis temporadas disputadas, e analisou que mudança de regulamento torna 2026 o momento ideal para a chegada do compatriota à Fórmula 1

Carlos Sainz não poupou elogios a Álex Palou, em meio às especulações que o espanhol está na mira da Red Bull para 2026. Em entrevista realizada em Zandvoort nesta quinta-feira (28), acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO, o piloto da Williams destacou o domínio do tetracampeão da Indy e apontou a mudança de regulamento como um cenário favorável para a chegada à Fórmula 1.

Na segunda-feira, o jornal americano IndyStar publicou um interesse da Red Bull em Palou para fazer dupla com Max Verstappen. O piloto tem contrato com a Ganassi até o fim de 2026, mas uma cláusula o permite deixar a equipe para correr na F1 mediante ao pagamento de uma multa de US$ 8,4 milhões (R$ 45,5 milhões, aproximadamente).

Ao ser questionado sobre uma possível chegada do compatriota, Sainz exaltou os resultados conquistados na Indy, onde Palou conquistou quatro títulos em seis temporadas — com direito a um dos anos mais dominantes da história em 2025, com oito vitórias em 16 provas até aqui — e já se consolida como um dos maiores nomes da história.

“Posso somente dizer o que vejo. Na Indy, faz um trabalho espetacular. A F1 é completamente diferente de qualquer outra categoria, então é impossível prever como se sairia. Mas está conquistando coisas incríveis nos Estados Unidos e, para dominar uma categoria tão competitiva, certamente está guiando muito bem”, afirmou.

Carlos Sainz exaltou as conquistas de Álex Palou na Indy (Foto: Williams)

Além de destacar o talento de Palou, Sainz ressaltou que a temporada 2026 pode representar a melhor oportunidade para iniciar sua trajetória na F1. Com a introdução do novo regulamento técnico, todos os pilotos terão de se adaptar a carros e conceitos inéditos, diminuindo a vantagem de quem já está consolidado no grid.

“Definitivamente, seria melhor para Álex entrar quando há um reinício para todo mundo. Temos visto neste ano como tem sido difícil a adaptação para quem mudou de equipe. O companheiro já conhece o carro, tem referências e você precisa tentar igualar isso, o que é complicado quando o outro piloto já tem três ou quatro anos dessa experiência”, explicou.

“Com uma mudança de regulamento, essa diferença diminui bastante, porque ninguém conhece o carro, configurações, pneus, motores. É um grande recomeço para todo mundo, então é o melhor momento para chegar à F1 porque, pelo menos, tudo é novo para todos”, concluiu.

F1 retorna neste fim de semana, de 29 a 31 de agosto, em Zandvoort , palco do GP dos Países Baixos, 15ª etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO estará IN LOCO em Zandvoort para acompanhar todas as emoções da etapa com o repórter Leonid Kliuev.

GP dos Países Baixos de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Treino livre 107:3009:3011:3012:30
Treino livre 211:0013:0015:0016:00
Treino livre 306:3008:3010:3011:30
Classificação10:0012:0014:0015:00
Corrida10:0012:0014:0015:00

*Horários de Brasília

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!