F1

Catalunha autoriza acordo de Barcelona com F1 e dá passo para permanência em 2020

Barcelona deu um passo importante para seguir recebendo a F1 em 2020. O governo da Catalunha, que indicou o corte do apoio financeiro ao GP da Espanha, voltou atrás e deu luz verde para a assinatura de renovação de um ano

Grande Prêmio / Redação GP, de Porto Alegre
Barcelona deu um passo importante para a permanência do GP da Espanha no calendário da Fórmula 1 em 2020. Em anúncio feito na manhã desta quinta-feira (1º), o governo da Catalunha autorizou a renovação por um ano do contrato vigente com a Fórmula 1.
 
"O governo fechou um acordo importante que permite a continuação do Grande Prêmio de Fórmula 1 no Circuito da Catalunha por mais um ano”, disse porta-voz do governo local da Catalunha. “O que o governo fez de concreto foi autorizar a assinatura da renovação de um ano por parte do Circuito da Catalunha com a Fórmula 1 para o ano de 2020. O Circuito da Catalunha celebra 29 consecutivos recebendo a Fórmula 1, agora assegurando a celebração do 30º GP”, seguiu.
Largada do GP da Espanha em Barcelona (Foto: Red Bull Content Pool/Getty Images)
O apoio governamental é uma peça importante do quebra-cabeça catalão. A perda do suporte financeiro é justamente o que colocou em xeque a continuidade do GP da Espanha. Tanto que o GP da Holanda, anunciado em maio como novidade para 2020, foi recebido como um substituto da prova espanhola. Só que um novo revés de outra prova europeia mudou o panorama: o GP da Alemanha perdeu o apoio financeiro da Mercedes, crucial para a realização da etapa de 2019, e voltou ao limbo.
 
A situação, assim cria uma incerteza sobre o número de provas no calendário de 2020. O vigente, de 21 etapas, passa a contar também com as da Holanda e do Vietnã. O Liberty Media já pediu que equipes se preparem para 22 GPs, o que indica que ao menos um – mas talvez dois – vai ser cortado. Além da Alemanha, outro país com futuro em xeque é o México, também por falta de apoio governamental.
 
Barcelona é casa do GP da Espanha desde 1991, de forma ininterrupta. O autódromo ganhou papel ainda mais importante na F1 ao se tornar grande casa dos testes de pré-temporada.
 

 
Paddockast #26
Acidentes que alteraram carreiras


Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.