CEO da McLaren diz que estava “cético” sobre reviravolta até GP da Inglaterra de 2023

Zak Brown, CEO da McLaren, afirmou que o ponto de virada em meio a um início de temporada difícil em 2023 veio no GP da Inglaterra. Desde então, afirmou que “as coisas só melhoraram” na equipe

A McLaren viveu uma das maiores reviravoltas recentes da Fórmula 1 ao vencer o Mundial de Construtores em 2024 e ainda colocar Lando Norris em condições de brigar pelo título de pilotos. No entanto, a situação era bem diferente após um início fraco de temporada 2023, que foi revertido após o GP da Inglaterra, servindo como ponto de virada para a equipe, como lembra Zak Brown.

O CEO da McLaren pontuou que Andrea Stella, chefe da equipe, garantiu que o começo de temporada em 2023 ia ser complicado, mas se comprometeu a virar o jogo, e foi exatamente isso que aconteceu. 

A esquadra papaia iniciou a campanha sem somar pontos em cinco das oito primeiras corridas, incluindo as duas rodadas iniciais, no Bahrein e na Arábia Saudita. O melhor resultado desta sequência veio na Austrália, onde Norris ficou em sexto e Piastri apenas em oitavo. 

“O primeiro trabalho de Stella no início de 2023 foi reorganizar o nível de gestão. Ele conseguiu extrair o máximo potencial de cada um e me disse desde o começo que teríamos um início terrível na temporada. E foi exatamente o que aconteceu. E então me falaram sobre essa incrível curva de desenvolvimento do carro, era quase bom demais para ser verdade. Mas cumpriram a palavra”, detalhou Brown em entrevista ao Auto Motor und Sport

A McLaren é a campeã do mundo de 2024 (Foto: AFP)

A reviravolta começou no GP da Áustria, com Norris terminando em quarto lugar. No entanto, Brown só ficou convencido de que a McLaren estava no caminho certo na rodada seguinte, em Silverstone, quando veio o primeiro pódio do ano, com Norris em segundo, e Piastri logo atrás, em quarto. 

“Completamente fora do padrão, Andrea anunciou publicamente que a corrida na Áustria seria o ponto de virada para nós. De fato, funcionou com um carro, mas eu ainda estava cético. Sempre tivemos bons resultados nessa pista. Então veio Silverstone e os dois carros estavam na frente. Eu soube então que tinha me dito a verdade, e as coisas só melhoraram desde então”, concluiu o CEO da McLaren. 

Agora, a Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.