Cerebral, Red Bull brilha na hora certa e neutraliza recuperação da Mercedes

Max Verstappen foi colocado nas cordas pela Mercedes. Ele e a Red Bull souberam superar o momento ruim de forma cerebral e magistral, se colocando na posição de conquistar o título

COMO AUSTIN DEU EXEMPLO DE CORRIDA BOA SEM ULTRAPASSAGEM? | GP às 10

Com a vitória de Max Verstappen no GP dos Estados Unidos, a Red Bull vê seu principal piloto 12 pontos à frente de Lewis Hamilton no Mundial de Pilotos. Já entre os Construtores, estão 23 tentos atrás da Mercedes. O cenário atual parecia inimaginável em julho, quando o time taurino somou cinco vitórias em sequência e tinha Verstappen com uma corrida de distância para Hamilton. Porém, a lição importante foi: aprender a ser resistente e reagir no momento necessário.

A batida de Hamilton e Verstappen em Silverstone não criou apenas um arco diferente no campeonato de pilotos. A partir daquele momento, a Mercedes passou a se portar e se colocar como o carro superior, diferente do que foi visto nas etapas da primeira metade do ano. É certo que o acaso virou um fator bastante relevante a partir daquele ponto, seja com chuva ou punições, mas a impressão é que o time heptacampeão tinha tomado as rédeas da Fórmula 1 de novo.

E o maior exemplo de que a Mercedes parecia estar no topo foi no GP da Turquia. Na ocasião, Valtteri Bottas foi a força dominante no Istambul Park e venceu praticamente sem ser ameaçado por Verstappen. Por que acreditar que a Red Bull seria capaz de virar o jogo em uma pista rápida como Austin, que tinha o histórico favorável para a Mercedes?

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

MAX VERSTAPPEN; LEWIS HAMILTON;
Hamilton não conseguiu esboçar tentativa de ultrapassagem em cima de Verstappen nos EUA (Foto: Jared C. Tilton/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

E é justamente neste momento onde a atuação cerebral da Red Bull entrou em jogo. Verstappen não tinha as condições necessárias para vencer na Rússia (largou em último por conta de punição) e na Turquia, mas lá esteve. Foi segundo em ambas as oportunidades, agarrando as chances que surgiram na sua frente. Mais importante do que brilhar, Max esteve no lugar certo quando foi preciso.

A paciência e a leitura de reconhecer o momento certo foram pagas em Austin. Na pista que, em tese, favorecia a Mercedes, Max foi rápido em nível inimaginável. Cravou uma pole-position absurda, e junto da Red Bull, soube superar uma largada ruim para juntar uma estratégia perfeita e uma pilotagem impecável para vencer e abrir distância para Hamilton.

Agora, Verstappen não só vive um momento altíssimo de confiança, como encara uma sequência ao seu favor. Vitórias, ou apenas chegar à frente de Hamilton, no México e no Brasil serão os passos finais para um título maduro e que parece cada vez mais próximo de se concretizar.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.