Leclerc admite discordância com Ferrari por tática da sexta no Bahrein: “Vamos debater”

Charles Leclerc reclamou durante a classificação e admitiu mais tarde que foi contrário à decisão tomada pela Ferrari na sexta-feira do Bahrein

Muito se discutiu sobre qual o ritmo real da Ferrari na comparação com a Red Bull na Fórmula 1 2024, mas na classificação inicial do ano, no Bahrein, teve jogo. No fim das contas, Max Verstappen conquistou a pole, mas com um tempo ligeiramente pior do que o anotado por Charles Leclerc no Q2. Leclerc, porém, também não repetiu a marca no Q3 e sai em segundo. Parte da história está na estratégia da Ferrari.

Leclerc fez uma reclamação no rádio ainda no fim do Q1. “Não estou feliz com isso”, afirmou. O motivo foi simples: sem certeza de que o tempo anotado anteriormente seria suficiente para avançar para o Q2, a Ferrari mandou o monegasco de volta à pista com um novo jogo de pneus macios. Leclerc achou desnecessário, e estava certo: não chegou nem perto de ser ameaçado. Mas, com isso, gastou um jogo de pneus por uma volta.

No fim das contas, precisou fazer parte do Q3 com pneus usados.

“É algo que vamos debater demais com a equipe. Pensei que tínhamos margem bem grande, mas obviamente, por ser a primeira classificação do ano, a equipe não quis arriscar. Tivemos de sair novamente, com outro jogo de macios, algo que nos colocou no contrapé para o restante da classificação”, afirmou.

Charles Leclerc vai largar na segunda posição (Foto: Ferrari)

“No Q3, não consegui aderência ao sair dos boxes, algo que foi estranho e precisamos analisar. Estar com um pneu usado também atrapalhou, porque a pista está sempre evoluindo e é muito mais difícil avaliar o quando se precisa de flap dianteiro na última tentativa. Perdemos um pouco de ritmo”, explicou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Bahrein de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Neste sábado, a largada está marcada para as 12h (de Brasília, GMT-3).

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🔴AO VIVO! F1 2024 no BAHREIN: tudo sobre a CLASSIFICAÇÃO | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.