Leclerc aprova novo engenheiro de corrida na Ferrari e espera “transição tranquila”
Charles Leclerc descartou qualquer tipo de desentendimento com Xavi Marcos Padros, ex-engenheiro de corridas, e afirmou que está "100% preparado" para trabalhar com Bryan Bozzi
Além das inúmeras atualizações que foram feitas na SF-24 para o GP da Emília-Romanha, que será realizado no próximo domingo (19), Charles Leclerc também terá de se acostumar a ouvir uma voz diferente toda vez que se comunicar com a Ferrari pelo rádio. O monegasco, no entanto, não acredita que será difícil lidar com Bryan Bozzi, seu novo engenheiro de corridas.
Na semana passada, o time de Maranello informou que Xavi Marcos Padros — que trabalhava com o #16 desde 2019 — deixou tal função para auxiliar no desenvolvimento de áreas em outros programas importantes da fábrica, apesar de não ter especificado quais. Na última etapa, em Miami, o espanhol ainda estava no posto.
Com as equipes tão próximas na parte de cima do grid, Leclerc foi questionado durante a coletiva de imprensa desta quinta-feira, em Ímola, quais são as implicações que essa mudança pode ter em sua performance. “Obviamente, todos estão muito, muito próximos e cada detalhe faz a diferença. Porém, a decisão foi tomada entre a equipe e Xavi”, disse o piloto de 26 anos ao portal Planet F1.
“Acho que eles tinham outros planos em mente, e isso me foi comunicado logo depois de Miami”, explicou o monegasco, antes de falar sobre Bozzi, que está na Ferrari desde 2012. “Bryan, que assumirá o papel de Xavi a partir de agora, é uma pessoa com quem trabalho desde que cheguei à Ferrari”, acrescentou.
“Ele sempre foi meu engenheiro de desempenho, então sabe exatamente como tudo funciona. Não é como se estivéssemos começando do zero e isso fosse uma adaptação completa. Tudo sempre foi muito tranquilo e tenho certeza que continuará assim. E já estaremos 100% preparados a partir deste fim de semana”, garantiu Leclerc.
Durante o período em que Xavi atuou como engenheiro de corridas de Charles, ele ficou marcado pela sua maneira de se comunicar que, às vezes, era classificada um tanto quanto incompreensível em certos momentos. Embora tenha timidamente reconhecido a veracidade deste fato, o companheiro de Carlos Sainz não acredita que essa tenha sido a razão da troca.
“Acho que a comunicação sempre foi um ponto importante desde que começamos a trabalhar com Xavi. Mas sempre tentamos nos comunicar o máximo possível, pois é assim que trabalho para tentar obter o melhor entendimento”, enfatizou o #16.
“Então, como eu disse, estamos focados em ter a transição mais tranquila possível. Vamos nos concentrar nas coisas que são importantes para nós. Mas não acho que [o motivo da mudança] tenha sido um problema específico que aconteceu passado”, finalizou Leclerc.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Emília-Romanha de Fórmula 1, primeiro de dois que acontecem na Itália, e transmite classificação e corrida oficial em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação e corrida. Na sexta-feira, o TL1 está marcado para as 8h30 (de Brasília, GMT-3); o TL2 encerra o dia às 12h. No sábado, o TL3 abre as atividades às 7h30, ao passo que a classificação está marcada para as 11h. Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!