Leclerc diz ser “extremamente duro” consigo mesmo: “Não sei como alguém disfarça”

Com três vitórias na temporada e longe do título em 2022, Leclerc deu entrevista à BBC e falou sobre como lidou com a adversidade na França e se espantou com a forma que seus companheiros reagem com os erros cometidos

Charles Leclerc vive uma temporada bastante intensa na Fórmula 1 em 2022. Alçado a um dos postulantes ao título, o monegasco teve boas atuações como nas vitórias no Bahrein, na Austrália e na Áustria, porém, enfrentou erros e passou apuros com a Ferrari, ficando mais distante do troféu de campeão.

À BBC, o vice-líder da temporada admitiu a rigidez quando analisa seu desempenho em uma corrida de Fórmula 1, mas admitiu sua perplexidade em como os outros pilotos enfrentam seus próprios erros. “Sou extremamente duro comigo mesmo, portanto, é muito mais difícil de lidar quando eu erro. Com o time também, perdemos e vencemos juntos, mas não é fácil”.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Leclerc sabe que errou, sobretudo na França, quando perdeu o controle do carro sozinho. Embora a Ferrari também tenha sido responsável por alguns dos infortúnios na temporada, o piloto de 24 anos olha para trás e reconhece que, em Paul Ricard, doeu mais.

Charles Leclerc abandonou o GP da França após um erro (Foto: Christophe Simon/AFP)

“Sempre sou mais duro quando sou eu quem comete o erro, por isso, na França machucou demais. De certa forma, em Ímola também, embora eu tenha conseguido voltar à pista e somar pontos. Sempre que passo por isso, tento analisar o que errei, na questão mental sobretudo”, disse Charles.

O monegasco tenta buscar respostas sempre que comete alguma falha, mas confessa que nem sempre isso é possível. “Busco retomar qual mentalidade tinha naquele momento específico da corrida que me fez passar do limite e errar. Parece fácil, mas não é. Fica muito difícil identificar exatamente o que passara na minha cabeça”.

Com tudo isso, Leclerc enxerga essa capacidade de análise como algo benéfico para si, embora ache estranho ver de fora como os outros companheiros reagem. “É um ponto forte meu, me ajuda a melhorar como piloto, faz parte da experiência e do caminho de qualquer piloto. Cada indivíduo reage diferente, esta é a minha, preciso ser honesto comigo mesmo e crescer com essa adversidade”.

Charles Leclerc venceu três corridas na temporada 2022 da F1 (Foto: AFP)

Neste cenário, o piloto da Ferrari vê alguns pilotos mais inclinados a encontrar desculpas para os erros, uma abordagem que, para ele, fica difícil de compreender. “Não entendo como conseguem esconder isso, às vezes é tão óbvio que o erro é do piloto, não vejo como algo benéfico colocar a culpa no vento ou em qualquer outra coisa”.

Leclerc procura juntar os cacos rapidamente e não ficar remoendo tanto para seguir adiante. “Não gosto de perder tempo procurando desculpas, assim eu não sigo em frente. Isso é bom também para quem está ao meu redor, pois elas saberão que sempre que eu cometer um erro, serei honesto para poder aprender mais rápido”, completou.

A Fórmula 1 volta das férias em duas semanas para disputar o GP da Bélgica, 14ª etapa da temporada 2022, em Spa Francochamps.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.