Leclerc freia ânimo com atualizações da Ferrari antes de Ímola: “Ainda não temos dados”

Charles Leclerc pediu calma com o ímpeto sobre as mudanças que a Ferrari fez na SF-24 e utiliza pela primeira vez no GP da Emília-Romanha

Qual será a cara da Ferrari e o lugar na ordem de forças da Fórmula 1 para o restante da temporada 2024 a partir das atualizações que estreiam no GP da Emília-Romanha? É a grande questão da escuderia de Maranello até agora. Mesmo com o uso de um dia de filmagem na semana passada para dar as primeiras voltas com o novo carro, Charles Leclerc diz que a equipe ainda não tem dados oficiais de pista.

A declaração de Leclerc foi feita durante a entrevista coletiva oficial dos pilotos em Ímola, nesta quinta-feira (16). O piloto tratou de colocar um freio na animação rampante que tem sido mostrada com a nova versão do carro de 2024 e que estreia justamente após ver a McLaren ganhar uma corrida na pista e virar oficialmente grande rival dos italianos na temporada.

“Fizemos um dia de filmagem que foi realmente mais para propósito de filmagem. Então, até agora, não temos dados reais. Sei que visualmente é uma grande mudança, mas é bom ter cuidado com o que vemos para que a gente não se deixe levar ou crie falsas expectativas. Não seria bom para nós mesmos. Mas é um passo na direção certa que ainda precisa ser confirmado. Estou confiante nisso, mas o tamanho do passo ainda tem de ser confirmado”, afirmou.

A atualização foi feita em diversas partes do carro, mas tem como centro uma aproximação do conceito de sidepod àquele que a Red Bull utiliza no RB20.

Ferrari testa SF-24 com espécie de ‘meiopod’ à Red Bull (Foto: Formu1a.uno)

“Não acho que o julgamento possa ser feito em um fim de semana”, colocou. “Em algumas voltas, sim, entenderemos se o pacote está funcionando conforme o esperado, mas, então, será necessário ver a resposta em pistas com outras características. É isso que vai, na realidade, dizer o que o restante da temporada vai parecer”, avaliou.

“As atualizações são executadas após serem projetadas e pensadas por muito tempo, então não é como se pudéssemos reagir aos primeiros resultados da pista. São feitas para melhorar o carro em todas as áreas, essa é a meta”, colocou.

“A maioria dos dados foram avaliados no simulador e sentimos que as primeiras coisas mostraram pequenos passos na direção correta. Agora tem de ser visto na realidade se vamos conseguir ganhar o que ganhamos no simulador. Espero que sim”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Emília-Romanha de Fórmula 1primeiro de dois que acontecem na Itália, e transmite classificação e corrida oficial em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação e corrida. Na sexta-feira, o TL1 está marcado para as 8h30 (de Brasília, GMT-3); o TL2 encerra o dia às 12h. No sábado, o TL3 abre as atividades às 7h30, ao passo que a classificação está marcada para as 11h. Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Verstappen pode mesmo deixar Red Bull? Newey na Ferrari? + Prévia do GP da Emília-Romanha | WGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.