Leclerc freia expectativa após vitória na Itália e pede foco em Baku: “Não dá para confiar”

Charles Leclerc já colocou os pés no chão após a vitória no GP da Itália e afirmou que não quer viver uma nova fase ruim, como aconteceu após o triunfo em Mônaco

A Ferrari voltou a vencer com Charles Leclerc cruzando a linha de chegada do GP da Itália na primeira colocação, mas a euforia já acabou. Pelo menos é o que garante o monegasco, que não quer ver a equipe sofrer nas próximas corridas, como aconteceu após a vitória no GP de Mônaco. Para isso, o piloto do #16 pregou foco na próxima etapa, no Azerbaijão, e pediu menos expectativas altas. 

No GP do Canadá, imediatamente depois da etapa de Monte Carlo, a Ferrari passou a lidar com problemas e ficou sem pontuar em Montreal. Após isso, veio uma sequência de apenas um pódio em cinco provas para a escuderia e três corridas sem pontos para Leclerc neste mesmo período. 

Para evitar uma nova queda de performance após vencer pela primeira vez desde Mônaco, Leclerc falou que é necessário “não confiar na corrida que acabou de fazer” e voltou a reforçar que as características de Monza são muito específicas. 

“Acho que não fizemos isso, mas disse isso depois de Mônaco: não devemos confiar na corrida que acabamos de fazer. Como equipe, é muito importante que, quando voltarmos à fábrica amanhã (segunda-feira), possamos reiniciar tudo o que aconteceu durante o fim de semana. Aprendemos com isso e tentamos analisar tudo, mas devemos deixar as emoções de lado, reiniciar como equipe e ir para Baku sem grandes expectativas, porque não é onde a equipe está no momento”, disse.

Charles Leclerc venceu pela sétima vez na F1 (Foto: AFP)

“Repito: Monza é uma pista muito específica. Estivemos muito fortes neste fim de semana, mas Baku talvez seja diferente e Singapura também. Então temos de reiniciar”, afirmou. 

Leclerc também falou que a Ferrari sofreu após Mônaco porque estava “tentando entender o que acontecia com o carro”. Para o monegasco, é necessário ter expectativas realistas após a corrida em Monza e entender que o passo em frente dado no último fim de semana pode “não ser o suficiente” ainda.

“Passamos por um recomeço de Mônaco para Montreal, e, como vimos, foi uma grande mudança de um fim de semana para outro. Passamos por três ou quatro das piores corridas da temporada, só porque estávamos tentando entender o que estava acontecendo com o carro”, comentou.

“Então, esperamos não passar por três ou quatro corridas muito difíceis a partir de agora. Não acho que será o caso, mas, novamente, é muito importante que as expectativas da equipe e de fora não se tornem altas de uma corrida para outra, porque isso não é realista. Demos um passo para frente, mas será o suficiente para vencer corridas até o final da temporada? Acho que ainda não, mas demos um bom passo na direção certa”, analisou.

Festa de Leclerc com a segunda vitória na temporada 2024 (Foto: Reprodução/F1)

Por fim, Leclerc afirmou que acredita que agora é possível brigar por mais vitórias nesta temporada, algo que confessa ter achado impossível antes do GP da Itália. Além disso, o ferrarista consegue ver a equipe equilibrando o jogo contra os times de ponta, como McLaren e Red Bull, em algumas pistas. 

“Antes desta corrida, não pensava que iria lutar por vitórias em qualquer outro lugar. Singapura pode ser uma pista forte para nós. Nas outras, ainda sinto que estamos um passo atrás de McLaren e Red Bull. Mas hoje vimos que podemos estar no mesmo nível da McLaren se fizermos tudo perfeito”, destacou.

“Acho que a atualização nos ajudou de certa forma a ter o mesmo ritmo que eles. No entanto, para as outras pistas, não sei se será o suficiente para diminuir completamente a diferença, especialmente a diferença que vimos nas corridas anteriores. Portanto, temos de esperar para ver, mas demos alguns passos para frente. Acho que precisamos de alguns outros”, encerrou. 

A Fórmula 1 agora volta às pistas entre os dias 13 e 15 de setembro para o GP do Azerbaijão, em Baku

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Leclerc brilha com parada única e enlouquece torcida da Ferrari com vitória no GP da Itália

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.