Leclerc se incomoda com Ferrari e decide tomar caminho próprio em desenvolvimento
Sem sequer subir ao pódio nas primeiras corridas de 2025, Charles Leclerc já tem direção clara de como quer desenvolvimento e estilo da SF-25. Informação é do jornal italiano Corriere della Sera
A harmonia na Ferrari se perdeu após o início de maus resultados na Fórmula 1 2025. Segundo reportagem do jornal italiano Corriere dela Sera, Charles Leclerc anunciou ao chefe de equipe Frédéric Vasseur e aos engenheiros que “quer tomar um caminho próprio” dentro da equipe. O comunicado aconteceu após o sábado de classificação.
Segundo a reportagem, Vasseur tem acatado todas as palavras do heptacampeão mundial Lewis Hamilton desde que chegou ao time, no início do ano, sobre como a SF-25 deve ser desenvolvida.
Em entrevista após o quarto lugar no GP do Japão, Leclerc afirmou que iria a Sakhir, a próxima etapa, com “uma visão muito diferente dos testes”, e que tinha uma direção clara de como quer adotar o estilo de pilota e espera que isso o recompense. Cada um dos pilotos deve seguir o próprio estilo, e Charles demonstra confiança de que consegue tirar o time desta situação.
▶️ LEIA TAMBÉM: Norris testa inteligência e vai sofrer de novo em briga direta com Verstappen
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Após três corridas na temporada, a Ferrari ocupa apenas o quarto lugar no Mundial de Construtores, com 35 pontos. O melhor resultado do time até aqui foi o quarto posto de Leclerc no Japão. A Scuderia ainda sofreu com a desclassificação dupla de Charles e Lewis no GP da China, o que deixou muito atrás da Red Bull, que é a terceira no campeonato com 61 tentos.
Para este fim de semana, no Bahrein, a grande expectativa é o pacote de atualizações que tem como carro-chefe o assoalho, e a equipe espera que a novidade corrija uma atual perda de downforce estimada em 20 pontos de carga. A informação é do portal italiano Auto Racer desta terça-feira (8). O jornal La Gazzetta dello Sport já havia noticiado que o carro vermelho teria um fundo novo na etapa em Sakhir, o primeiro passo de uma série de atualizações que terá o ápice em Miami, quando a Ferrari colocará em jogo um grande pacote de novidades.

O Auto Racer, no entanto, deu mais detalhes sobre a questão que a escuderia de Maranello tem enfrentado neste início de ano. A SF-25 está 3 mm mais alta que o esperado, o que representa uma perda de pressão aerodinâmica em torno de 20 pontos — em média, um ponto equivale a 0s01, portanto o prejuízo estimado do atual assoalho da Ferrari seria de 0s2, mas essa medida costuma variar de equipe para equipe.
Os italianos precisaram subir a altura do carro depois da desclassificação de Lewis Hamilton no GP da China pelo desgaste excessivo da prancha. A mudança, contudo, já havia sido determinada no início da temporada visando estabilidade do pico de downforce. No Bahrein, o novo assoalho terá os túneis venturi — dutos de ar que ajudam a gerar a pressão que prende o carro ao chão — revisados.
A Fórmula 1 volta de 11 a 13 de abril para o GP do Bahrein, em Sakhir, quarta etapa da temporada 2025.

