Leclerc roda no Q3, mas se recupera e conquista pole do GP da Espanha de Fórmula 1

Enfim, os carros atualizados foram para uma competição real. Neste sábado (20), em Barcelona, Charles Leclerc mostrou que a Ferrari trabalhou bem. Assim, conquistou a pole do GP da Espanha

FÓRMULA 1 2022: TUDO SOBRE O SÁBADO DO GP DA ESPANHA | Briefing

Quem é quem na Fórmula 1 após o começo oficial da perna europeia da temporada 2022? Ainda é uma pergunta que precisa de mais respostas, sobretudo porque as corridas tendem a oferecer impressões e conclusões diferentes das classificações. Mas a definição do grid de largada deste sábado (21), em Barcelona, deu a primeira resposta competitiva para esta pergunta. E quem saiu sorrindo um sorriso largo foi Charles Leclerc e a Ferrari.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Foi uma classificação daquelas. Apesar de Leclerc ter dominado os treinos livres e o Q1, a Ferrari foi batida com gosto no Q2. Max Verstappen foi o mais rápido da fase intermediária, mas George Russell e Lewis Hamilton deram a impressão que a Mercedes estava muito na briga. A briga pela pole-position chegou ao Q3 totalmente misteriosa.

Na primeira volta de todos os seis postulantes à pole na fase decisiva, Leclerc rodou sozinho e ficou sem tempo. Verstappen foi muito veloz e terminou na frente dos demais, mas ainda tinha uma volta pela frente. O monegasco saiu na frente e não teve pressão que segurasse o piloto do carro vermelho: 1min18s750, a única volta abaixo de 1min19s do fim de semana, e a pole.

Verstappen vinha para mais um giro, mas teve problemas. O carro foi tendo a potência cortada e, sem conseguir remediar de longe, a Red Bull pediu que entrasse de volta ao pit-lane e encerrasse a participação. Mesmo assim, larga no segundo lugar. Carlos Sainz e George Russell formam a segunda fila, enquanto Sergio Pérez e Lewis Hamilton estão na terceira. Valtteri Bottas, Kevin Magnussen, Daniel Ricciardo e Mick Schumacher fecham o top-10.

A primeira grande surpresa da classificação veio ainda no Q1. Fernando Alonso e Sebastian Vettel ficaram no caminho ainda na primeira fase do treino, algo que estava fora do radar sobretudo para o espanhol, em frente ao público da casa. Vettel foi 16º e ainda colocou quase 0s5 no também eliminado companheiro de equipe Lance Stroll, mostrando que a Aston Martin parece a Red Bull apenas por fora. Já Alonso foi 17º, atrás de Esteban Ocon, que passou por pouco. Momento desesperador para Alpine e Aston Martin.

GRANDE PRÊMIO cobre in loco as ações da categoria no Circuito de Barcelona-Catalunha com Eric Calduch e, além disso, acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL. No domingo, a largada está marcada para as 10h [Brasília, GMT-3].

Charles Leclerc larga na frente em Barcelona (Foto: Ferrari)
Paddockast #148: O que está em jogo no GP da Espanha mais pesado dos últimos tempos

Confira como foi a classificação:

Q1 – Alonso e Vettel naufragam de maneira inesperada em Barcelona

O calor de mais cedo arrefeceu um pouco, mas bem pouco mesmo: a temperatura continuava perto dos 27°C e apenas as nuvens haviam diminuído a força dos raios ultravioletas em Barcelona. De qualquer forma, tudo dentro do esperado e, depois da W Series correr na pista, a Fórmula 1 aparecia novamente para definir seu grid de largada do GP da Espanha.

Assim que a luz verde apareceu no pit-lane, Guanyu Zhou abriu o caminho da pista com a Alfa Romeo. A AlphaTauri logo enviou Yuki Tsunoda e Pierre Gasly. A entrada de Gasly era boa notícia, uma vez que o francês só deu uma volta de instalação no TL3 e teve de abandonar após um foco de incêndio nos freios. O outro piloto que teve o mesmo problema, Mick Schumacher, ainda estava fora do cockpit e via a Haas mexer no carro.

A Red Bull resolveu sair cedo para a pista e já colocou tanto Max Verstappen quanto Sergio Pérez de pneus macios de cara. Os dois andavam bem, enquanto Lando Norris e Lance Stroll quase se encontravam – minutos depois, os comissários avisaram que investigariam o incidente depois a classificação.

Após cinco minutos, o traçado esteja repleto de gente. Sem economizar, as duas Ferrari apareceram com voltas na casa de 1min19s – Charles Leclerc à frente de Carlos Sainz. O único que atrevia a quebrar a barreira do top-6 após as primeiras voltas era Valtteri Bottas, que aparecia ligeiramente à frente de Sergio Pérez.

Fernando Alonso viu o dia terminar ainda no Q1 (Foto: Alpine)

O mexicano ainda tentava se entender com a pista e atravessava a brita da curva oito. Apesar de estar em sétimo, quis tentar um segundo jogo de pneus para dar uma volta a mais e não correr risco de ficar fora do Q2. Antes da última sessão de voltas velozes, Alexander Albon, Stroll, Gasly, Mick Schumacher – que conseguir ir à pista – e Nicholas Latifi eram os que estavam abaixo da nota de corte.

Os últimos minutos, porém, trariam fortes emoções. Não nos primeiros colocados, que nem voltaram a tentar voltas rápidas, mas na briga para classificar. Isso porque Gasly e Schumacher conseguiram entrar com tranquilidade, assim como Tsunoda, que foi empurrado para fora por breve momento. As duas Williams ficaram mesmo para o fim, mas as outras três vagas foram mudando de mãos.

Stroll foi muito mal e ficou só à frente de Albon e Latifi. Sebastian Vettel foi quase 0s5 melhor que o companheiro, mas também terminou eliminado, dono somente da 16ª colocação. Informado pela Aston Martin que estava fora, mostrou a irritação. “Você só pode estar de brincadeira”, falou. Não estava.

E entre os dois pilotos da Aston Martin? Fernando Alonso! Após aparentar bastante força na sexta-feira, a Alpine naufragou. Alonso ficou com o 17º posto e eliminado, ao passo que Esteban Ocon foi o último entre os classificados. Situação dramática na frente do público espanhol.

Sebastian Vettel, de Aston Martin nova e tudo, sai somente em 17º (Foto: Aston Martin)

Q2 – Verstappen responde e Haas se classifica de mala e cuia

O começo da fase intermediária da classificação foi lenta. Demorou cerca de quatro minutos até que alguém tomasse a pista para abrir os trabalhos e foi George Russell, com a Mercedes, quem deu a primeira volta rápida. Na verdade, uma baita volta: 1min19s470.

Com pouquíssimo porpoising ao longo do traçado de Barcelona desde ontem, Lewis Hamilton embarcou e fez o segundo melhor tempo: que se manteve mesmo após Ferrari e Red Bull irem para a pista.

Sim, com a primeira rodada de voltas rápidas terminada, Russell e Hamilton eram primeiro e segundo colocados. Não é um erro, aconteceu mesmo. Pérez vinha em terceiro, seguido por Leclerc, Bottas e Verstappen. As duas Haas se esgueiravam para o top-10.

Antes da última tentativa, transmissão mostrou aviso da AlphaTauri a Gasly – e que todos os pilotos receberam de seus respectivos times -: não é permitido abrir espaço para o carro da frente ao ficar esperando parado na fila de saída para a pista.

Quem riu no Q2 acabou por ser Verstappen, que colocou 1min19s219 na tabela de tempos de ficou com o primeiro lugar. Sainz, Russell e Hamilton vieram na sequência. Leclerc? Somente em sétimo, atrás de Magnussen e Pérez. Bottas, Daniel Ricciardo e Schumacher avançaram.

Os eliminados terminaram por ser Norris, que havia sobrado para Ricciardo no TL3, Ocon, Tsunoda, Gasly e Zhou. Norris, porém, tinha feito a volta necessária, mas desrespeitou os limites da pista e terminou por ter o tempo cancelado. Assim, ficou fora.

George Russell mostrou que a Mercedes está bastante viva (Foto: Mercedes)

Q3 – Leclerc erra, recupera e consegue garantir pole-position em Barcelona

Diferente do que aconteceu no Q2, a pista ficou lotada assim que as portas do pit-lane abrira para a parte decisiva da classificação.

O primeiro a dar volta foi Hamilton, passando num bom, mas não pole, 1min19s664. Mas quem passou melhor foi mesmo Verstappen, com 1min19s073 – 0s350 melhor que Sainz. Pérez ainda vinha antes de Russell e Hamilton. Leclerc errou, perdeu o carro no meio do contorno da chicane e rodou sozinho no centro da pista. A primeira tentativa dele terminou sem sequer uma volta cronometrada.

Bottas, Ricciardo, Magnussen e Schumacher, nesta exata ordem, organizavam a fila entre o sexto e o nono lugares, antes de Charles.

Leclerc colocou novo jogo de pneus macios e saiu mais uma vez para a pista. Na hora da verdade, possivelmente pressionado por uma pressão de erro cometido, apagou tudo e foi para dentro. Com 1min18s750, anotou a volta mais rápida do fim de semana com sobras.

Verstappen vinha atrás, mas logo no começo da tentativa cantou a pedra para a Red Bull: tinha problemas de potência, que estava sendo cortada por algum motivo então desconhecido. Não havia jeito: sequer completou a volta, teve de voltar aos boxes. Ainda conseguiu segurar o segundo lugar e larga na frente de Sainz, Russell, Pérez e Hamilton, que formam, nesta ordem, o top-6. É a quarta pole de Leclerc até aqui na temporada 2022 da Fórmula 1.

F1 2022, GP da Espanha, Barcelona, Grid de largada:

1C LECLERCFerrari1:18.750 
2M VERSTAPPENRed Bull RBPT1:19.073+0.323
3C SAINZFerrari1:19.166+0.416
4G RUSSELLMercedes1:19.393+0.643
5S PÉREZRed Bull RBPT1:19.420+0.670
6L HAMILTONMercedes1:19.512+0.762
7V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:19.608+0.858
8K MAGNUSSENHaas Ferrari1:19.682+0.932
9D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:20.297+1.547
10M SCHUMACHERHaas Ferrari1:20.368+1.618
11L NORRISMcLaren Mercedes1:20.471+1.721
12E OCONAlpine1:20.638+1.888
13Y TSUNODAAlphaTauri RBPT1:20.639+1.889
14P GASLYAlphaTauri RBPT1:20.861+2.111
15G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:21.094+2.344
16S VETTELAston Martin Mercedes1:20.954+2.204
17F ALONSOAlpine1:21.043+2.293
18L STROLLAston Martin Mercedes1:21.418+2.668
19A ALBONWilliams Mercedes1:21.645+2.895
20N LATIFIWilliams Mercedes1:21.915+3.165
FÓRMULA 1: ‘FATOR CASA’ PARA SAINZ EM BARCELONA AJUDA OU PRESSIONA?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.