Leclerc supera Verstappen por muito pouco e lidera TL1 do GP da França de Fórmula 1
Charles Leclerc liderou o TL1 de temperatura fervente do asfalto em Paul Ricard, mas Max Verstappen ficou colado. Red Bull e Ferrari aparecem próximas
A Fórmula 1 abriu a segunda metade da temporada 2022. Nesta sexta-feira (22), no circuito de Paul Ricard, em Le Castellet, o Mundial deu a partida para o GP da França que marca oficialmente o começo da segunda perna de 11 corridas do campeonato. Num calor assombroso que aproximou as temperaturas do asfalto dos 60°C, Red Bull e Ferrari mostraram ritmo bem parecido com pneus macios. Charles Leclerc foi quem levou a melhor e ficou com a volta mais rápida.
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O que o primeiro treino indicou, porém, foi que Ferrari e Red Bull estão bastante próximas para o fim de semana. Mais até que nas últimas etapas, onde uma das equipes tem mostrado certa vantagem no começo dos treinos. Durante toda a sessão, os pilotos de ambas as equipes estiveram próximas e, no fim das contas, o 1min33s930 que valeu a liderança para Leclerc foi somente 0s091 mais rápido que a o giro de Max Verstappen.
Punido com a perda de dez posições do grid de largada, Carlos Sainz fez o terceiro tempo. O fim de semana mudou bastante para Sainz com a penalidade, uma vez que é certeza que terá de fazer prova de recuperação para marcar pontos satisfatórios no domingo.
George Russell colocou o atualizado W13 da Mercedes na quarta colocação numa atividade em que não teve Lewis Hamilton como margem para comparação. A Mercedes aproveitou a pista da França para dar um treino livre a Nyck de Vries, que ficou com a nona colocação. Pierre Gasly foi o quinto e veio seguido por Sergio Pérez, Lando Norris, Alexander Albon, De Vries e Daniel Ricciardo.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP da França. Logo mais, o TL2 está marcado para as 12h (de Brasília, GMT-3).
Confira como foi o TL1:
Conforme o combinado e esperado, o primeiro treino livre do fim de semana da Fórmula 1 no circuito de Paul Ricard, cidade de Le Castellet, bem próxima a Marselha, começou na hora esperada. Às 9h (de Brasília), 14h do horário francês, a bandeira verde apareceu. Antes disso, a pista tinha recebido um treino da Fórmula 2 e o que se via era a situação que marca a França e toda Europa central nas últimas semanas: uma onda de calor forte. Com sol no céu e impressionantes 58°C no asfalto – cerca de 30°C de temperatura no ar -, os carros tomaram o traçado.
O dia tinha certas novidades: Nyck de Vries assumia a vaga de Lewis Hamilton na Mercedes, que decidira lançar mão de um dos treinos livres obrigatórios cedidos a pilotos novatos na temporada. A Alfa Romeo também sacou Valtteri Bottas para dar um treino ao piloto reserva Robert Kubica. Enquanto isso, equipes como a própria Mercedes, AlphaTauri e McLaren colocavam na pista um novo pacote robusto de atualizações.
Com o relógio disparado, Kubica e Carlos Sainz saíram para reconhecer a pista. O ferrarista, de pneus macios, já aproveitou para anotar a primeira volta cronometrada: 1min39s577. O tempo era alto e cairia bastante, mas era momento a se registrar: a F1 estava no relógio para a segunda metade da temporada 2022.
De Vries logo apareceu na pista também – o holandês estava em Nova York no fim de semana anterior para disputar rodada dupla da Fórmula E. Junto a De Vries, Kevin Magnussen, Lando Norris, Mick Schumacher, Yuki Tsunoda e Sebastian Vettel apareceram.
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A primeira reclamação da F1 na França veio de Norris, que avisou no rádio o fato do pedal de aceleração “não estar dando a sensação certa”. Pierre Gasly também fazia a primeira reclamação com o carro atualizado. “Não dá para guiar assim, tenho um problema no motor”, falou. Mais um problema de motor, aliás.
A partir do momento que pisaram na pista, os carros da Red Bull passaram a ocupar a ponta. Inicialmente, Sergio Pérez tomou a dianteira e logo foi passado por Charles Leclerc. Pérez recuperou em sequência, mas Max Verstappen foi quem apareceu, então, para apertar o passo e deixar 1min34s991 na tabela de tempos. Naquele momento, com pouco mais de 15 minutos rolados, a vantagem para Pérez era de 0s571, enquanto Leclerc aparecia 0s830 atrás.
Leclerc, entretanto, também tinha reclamação e chamava a aceleração do carro de “inconsistente”. Era possível ouvir o barulho incomum cada vez que o monegasco cravava no acelerador. Pérez também aparecia novamente, agora com uma rodada na curva quatro. O mexicano perdeu o carro no meio do contorno e saiu pela pista. Por sorte dele, escapou sem maiores problemas e foi para o pit-lane.
Quem aparecia entre os dez primeiros era Guanyu Zhou, com a Alfa Romeo. Daniel Ricciardo escapava brevemente da pista com a McLaren. Além de todo o resto que tem acontecido na relação entre Ricciardo e McLaren, o fim de semana da França é de pressão, porque apenas Daniel tem um carro atualizado na sexta-feira. Apesar da escapada, Ricciardo estava mais rápido que Norris.
Na merca de metade do treino, Sainz tomava a ponta ao cravar 1min34s268 para a Ferrari. Verstappen era o segundo e tinha as Mercedes na cola, George Russell e De Vries. Pérez, Alexander Albon, Leclerc, Vettel, Gasly e Daniel Ricciardo completavam o top-10.
A Williams começava bem o fim de semana. Agora com os dois carros atualizados, Albon subia ainda mais e surgia no sexto lugar. Ainda que fosse momentâneo era significativo. Por mais que o tailandês fosse empurrado para trás, com o passar dos tempos voltava a figurar entre os primeiros colocados. O ritmo era bom. Nicholas Latifi estava bem longe, é verdade, mas era o único piloto com a melhor volta de pneus médios. Os pneus duros, por sua vez, só apareceram por poucos momentos e pelas mãos de Albon e Vettel – mas ambos tinham as voltas mais velozes de macios.
Com menos de 15 minutos pela frente, Leclerc voou e anotou 1min33s990. Sainz, àquela altura, recebera punição de dez posições do grid de largada por conta de uma mudança num dos componentes da unidade de força. O espanhol era o terceiro e via Verstappen se meter entre os dois: mas no mesmo décimo de Charles.
Bastante gente resolveu colocar pneus médios e quase todos saíram da busca por tempo de volta. Assim, os últimos minutos foram de testes. Deu tempo de Gasly pedir para a AlphaTauri ver se estava tudo bem com o carro após esfregar o assoalho no chão. Norris foi colocado em investigação por “não cumprir com as exigências do diretor de prova” por atacar a zebra. Mas foi isso. Leclerc liderou o treino, seguido por Verstappen no mesmo 0s1.
F1 2022, GP da França, Paul Ricard, TL1:
1 | C LECLERC | Ferrari | 1:33.930 | 23 | |
2 | M VERSTAPPEN | Red Bull | 1:34.021 | +0.091 | 19 |
3 | C SAINZ | Ferrari | 1:34.268 | +0.338 | 21 |
4 | G RUSSELL | Mercedes | 1:34.881 | +0.951 | 25 |
5 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:34.979 | +1.049 | 21 |
6 | S PÉREZ | Red Bull | 1:35.174 | +1.244 | 21 |
7 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:35.232 | +1.302 | 21 |
8 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:35.414 | +1.484 | 24 |
9 | N DE VRIES | Mercedes | 1:35.426 | +1.496 | 23 |
10 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:35.660 | +1.730 | 21 |
11 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:35.676 | +1.746 | 21 |
12 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:35.810 | +1.880 | 19 |
13 | E OCON | Alpine | 1:35.828 | +1.898 | 21 |
14 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:35.851 | +1.921 | 24 |
15 | F ALONSO | Alpine | 1:35.875 | +1.945 | 22 |
16 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:36.022 | +2.092 | 19 |
17 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:36.104 | +2.174 | 22 |
18 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:36.127 | +2.197 | 26 |
19 | R KUBICA | Alfa Romeo Ferrari | 1:36.332 | +2.402 | 19 |
20 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:37.043 | +3.113 | 23 |