Leclerc valoriza recuperação no Japão, mas diz: “Não é suficiente quando largo em 8º”

Charles Leclerc afirmou que dificuldades com pneus nas classificações tem prejudicado desempenho nas corridas recentes. Monegasco espera surpreender Red Bull no Mundial de Construtores

Charles Leclerc foi eleito ‘Piloto do Dia’ pelos fãs após o quarto lugar no GP do Japão, disputado neste domingo (7). Após uma classificação ruim, onde saiu do oitavo posto, o monegasco da Ferrari se destacou pela estratégia de apenas um pit-stop em bandeira verde em Suzuka, pista que castigou os pneus no fim de semana, para terminar no quarto lugar.

Em entrevista à emissora inglesa Sky Sports após a corrida, Leclerc lamentou a classificação ruim que impediu um resultado melhor no domingo. O monegasco, conhecido pelo bom desempenho aos sábados, afirmou que está sofrendo dificuldades para encontrar a melhor aderência para os pneus nas voltas rápidas.

“Acho que como piloto, você precisa dar um passo atrás e olhar o fim de semana como um todo. E olhando como um todo, acho que existem muitas coisas que poderíamos ter feito de jeito melhor. A forma com que preparamos os pneus para a volta de classificação, por exemplo. Ontem fiquei feliz com a volta por não ter aderência, e isso vem da volta anterior, de tentar colocar os pneus na janela correta. E isso nos colocou em uma posição complicada, porque largando de oitavo, você não consegue fazer muito”, citou.

“Fizemos uma grande estratégia, grande gerenciamento de pneus, tivemos grande ritmo, mas não é o suficiente quando você larga em oitavo. Não é sempre que foco em ritmo de classificação porque essa é uma das minhas valências. Tivemos dificuldades nisso na Austrália e aqui, então focarei nisto. Quando trabalho em algo, melhoro rápido. Estou confiante de que vou evoluir”, disse.

Charles Leclerc (Foto: AFP)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Com mais uma dobradinha de Max Verstappen e Sergio Pérez, a Red Bull voltou a abrir distância no Mundial de Construtores. Apesar de entender que a Ferrari ainda não consegue bater de frente com os atuais campeões, Charles mantém as esperanças de que a Scuderia será mais competitiva a partir da próxima atualização da SF-24.

“Agora, eles estão longe. Mas estamos fazendo um grande trabalho em maximizar os pontos no começo de temporada. Quando tivermos as atualizações, talvez possamos desafiá-los, talvez possamos colocar mais pressão neles e tirar mais pontos. Quem sabe podemos surpreendê-los e brigar pelo título de Construtores no fim do ano. Por agora, é muito otimismo, mas não vamos desistir. Vamos focar em nós, maximizar os pontos como fizemos”, seguiu.

Mais uma vez, Leclerc terminou a corrida atrás do companheiro de equipe Carlos Sainz, que completou o pódio neste domingo. Para Charles, o ritmo dos dois é semelhante, mas as dificuldade que o monegasco tem apresentado na classificação acabam sendo o ponto de desequilíbrio na disputa dos pilotos.

“Carlos sempre foi forte. Em uma corrida era mais, em outra era eu. Parabéns a ele, fez um grande trabalho. Como disse, está muito claro onde preciso melhorar, que é a classificação. Na Austrália, foi difícil de entender porque tínhamos estratégias diferentes, mas não tenho dúvidas de que ritmo é o mesmo, é que na classificação preciso melhorar. Tenho ciência, e sei que quando trabalho, melhoro”, concluiu.

Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, no circuito de Xangai. Será a primeira corrida no país após a pandemia de Covid-19.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.