Leclerc vê vantagem de Verstappen em Vegas com punição: “Seria melhor devolver posição”

Charles Leclerc até concordou que foi correto Max Verstappen ser punido em 5s pela espalhada na largada, mas o ideal seria o holandês devolver posição, pois levou vantagem para cuidar dos pneus ao se manter à frente

Charles Leclerc até concordou com o fato de Max Verstappen ter sido punido pela espalhada na largada do GP de Las Vegas que o jogou para fora da pista na disputa pela liderança, mas o monegasco não escondeu que seria muito melhor se a direção de prova tivesse ordenado a devolução da posição. Para o piloto da Ferrari, o fato do representante da Red Bull ter tido pista limpa no primeiro stint foi fundamental para o cuidado com os pneus.

Após a corrida, Leclerc contou que Verstappen foi até ele e explicou o que havia acontecido. Por conta da falta de aderência, o #1 não conseguiu fazer a curva 1 no traçado correto, empurrando o #16 para fora, só que Max levou a melhor e pulou para a ponta.

Relacionadas


Os comissários consideraram que Verstappen ganhou vantagem ao forçar para cima de Charles, aplicando 5s de punição. “Max veio até mim e explicou a situação. Foi no limite, acima do limite, e acho que a punição de 5s é merecida”, disse Leclerc.

“Foi apertado. Ainda tentei sair da pista para manter posição, mas a aderência era muito baixa Acontece. Ele foi punido, pagou a sanção, acho que foi correto”, avaliou, cobrando, no entanto, uma participação mais ativa da direção de prova da FIA.

A largada do GP de Las Vegas resultou em punição para Verstappen (Foto: Ferrari)

“Só acho que nesse tipo de situação, seria melhor a FIA pedir para devolver a posição, pois acho que há muita vantagem em cuidar dos pneus quando se está de cara para o vento”, opinou Leclerc.

Verstappen, aliás, admitiu que não devolver o posto foi uma decisão estratégica, porém acredita que “não fazia diferença”, já que sabia que seria punido.

“Optamos por ficar à frente naquele ponto. Daí, cumpre-se a punição de 5s. Não sei o que é melhor, no final. Assim, eu paguei a punição, certo? Então não importa, de certa forma, se você volta para trás, provavelmente vai perder 5s de qualquer jeito. Então, no fim, acho que é bem parecido”, concluiu.

Fórmula 1 retorna neste final de semana, entre os dias 24 e 26 de novembro, com o GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, 22ª e última etapa da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.