Chefe da McLaren fala em desilusão com má fase na F1, mas reforça fé na Honda e garante: “Vamos chegar lá”

Ron Dennis chegou a dizer que “todos estão desmotivados” na McLaren. O chefão da equipe britânica procurou minimizar as duras críticas de Alonso durante o GP do Japão e buscou entender o lado do seu piloto. Sobre a Honda, o dirigente disse que se trata de um doloroso rito de passagem até que a fábrica consiga desenvolver um motor competitivo e voltar a triunfar na F1

Seguramente, uma das grandes decepções da temporada 2015 da F1 é a retomada da parceria entre McLaren e Honda. Anunciada com pompa, circunstância e muita expectativa, sobretudo por remeter à época vitoriosa do fim dos anos 80 e começo da década de 1990, a velha-nova união ainda não deu frutos. Depois de 14 corridas, o melhor resultado foi um quinto lugar obtido por Fernando Alonso num tumultuado GP da Hungria. No GP do Japão, sobraram criticas do espanhol à McLaren pelo desempenho “vergonhoso” e à Honda, pelo “motor de GP2”.

Mas Ron Dennis procurou minimizar o tom ácido das declarações de Alonso via rádio em Suzuka, casa da Honda. O chefão da McLaren disse que entende a frustração do bicampeão do mundo e surpreendeu ao declarar que “todos estão desmotivados”. Mas por outro lado, o dirigente britânico disse que tudo é parte de uma dolorosa fase que vai culminar com o retorno triunfal da McLaren Honda ao topo da F1.

Dennis minimizou as críticas de Alonso e disse que "todos estão desmotivados" na McLaren. Mas confia em reação (Foto: AP)

“Isso é só frustração”, declarou Dennis em entrevista coletiva ao comentar as críticas de Alonso no último domingo. “Qualquer coisa que está saindo dos nossos planos no momento tem suas origens na frustração, desilusão e desmotivação. Estamos todos desmotivados”, disse, resignado.

Por outro lado, o chefão da McLaren voltou a bater na tecla de que é fundamental ter uma parceria forte com uma fornecedora de motor para triunfar na F1. Por isso, reforçou sua fé no trabalho da Honda como única saída para colocar o time de Woking rumo às vitórias e aos títulos.

“Ainda não consigo entender por que ninguém aprecia o simples fato de que você não vai ser campeão do mundo se contar com um motor de segunda mão. E isso não vai acontecer. Portanto, temos de passar pela dor, passar por essa curva de aprendizagem e ter um motor competitivo”, falou Dennis.

“Isso não é um comentário depreciativo contra a Honda. A Honda tem toda sua cúpula totalmente comprometida. Eles entendem o que tem de ser feito e está claro que eles estão pesquisando e colocando mais dinheiro e esforço nisso, e vamos chegar lá. É só um pouco doloroso no momento. Mas nós vamos chegar lá”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.