Chefe da Red Bull define Honda como “essencial” e exalta continuidade em 2020

Christian Horner aproveitou ainda para alfinetar a antiga parceira da Red Bull, a Renault, ao fizer que a Honda “tem sido o ingrediente que faltou nos últimos anos”. Franz Tost, comandante da AlphaTauri, vai além e aponta a nova unidade motriz construída em Sakura como “um grande passo em frente” na comparação com 2019

Vista com desconfiança no início de 2019, a parceria entre Honda e Red Bull para o fornecimento de motores se mostrou muito bem-sucedida no primeiro ano. Lado a lado, a fábrica japonesa e a escuderia anglo-austríaca conquistaram três vitórias (GPs da Áustria, Alemanha e Brasil), além da pole-position em Interlagos, todas com Max Verstappen, além de ter fechado a última fase da temporada como segunda força, só atrás da Mercedes. A forma como a união se desenvolveu deixa Christian Horner muito confiante para 2020.

 
O chefe da Red Bull exaltou a parceria com a Honda e ainda aproveitou para cutucar a antiga aliada, a Renault. “Temos uma equipe muito forte: nossa dupla de pilotos, a força e a profundidade que temos aqui dentro. Acho que nossos parceiros também são um aspecto essencial, que tem sido o ingrediente que faltou nos últimos anos”, declarou o dirigente britânico ao site norte-americano ‘Motorsport.com’.
 
“O relacionamento com a Honda cresceu muito durante o ano passado, com as três vitórias que conquistamos e a pole-position. E, claro, ao entrar no segundo ano com continuidade, com a unidade motriz mais integrada ao chassi, claro que nossas expectativas crescem e nossas metas são muito mais altas neste ano”, salientou.
Honda e Red Bull formam uma parceria que deu certo em 2019 (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
“Sabemos que temos alguns adversários muito fortes, mas temos força e profundidade na nossa equipe para encararmos juntos um desafio genuíno neste ano”, emendou Horner.
 
A fala do chefe taurino foi endossada por Franz Tost, comandante da AlphaTauri, a equipe B da Red Bull. O austríaco, que tem a Honda como parceira desde 2018, comemorou a grande evolução apresentada pelo motor neste início de 2020.
 
“Foi um grande passo em frente. Estamos trabalhando juntos pelo terceiro ano com eles e, se você observar como a unidade de potência é montada no monocoque e se você comparar isso com o primeiro ano, há uma grande diferença”, explicou.
 
“Tudo é otimizado: das caixas elétricas às bombas d’água, bombas de óleo, tudo para obter um melhor centro de gravidade e uma melhor distribuição de peso. Isso, obviamente, ajuda: este é um diferencial de performance, e eles deram grandes passos à frente também em termos de confiabilidade e desempenho”, disse o dirigente.
 
Jody Eggington, diretor-técnico da AlphaTauri, complementou a fala de Tost e destacou a importância da continuidade de um projeto que vai para o terceiro ano, além da positiva filosofia de trabalho dos japoneses.
 
“Eles estão adaptando a unidade de potência às nossas necessidades em termos de pacote. Você tem uma dinâmica muito boa lá, eles estão sempre trabalhando para atender às necessidades da AlphaTauri e da Red Bull. E isso tem continuidade. E eles respondem muito bem a isso. Tudo nos permitiu fazer muitas questões sobre como encaixar tudo o mais firmemente possível, e eles estão sendo flexíveis para conseguir isso. Portanto, é uma evolução”, afirmou.
 
“Quando você chega ao terceiro ano, suas relações de trabalho são formadas, você entende o básico da sua filosofia por trás da unidade de potência, e isso é a continuidade. E com a continuidade, você tem a oportunidade de avançar um pouco mais e melhorar as coisas”, finalizou o engenheiro.
Paddockast #50
GRANDES PROMESSAS QUE NÃO VINGARAM

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.