Chefe da Sauber aponta motivo para fracasso na busca por novo investidor: “A negatividade em torno da F1”

Na busca incessante por um novo investidor para garantir a sobrevivência da Sauber, Monisha Kaltenborn disse que “a F1 não é um ambiente ideal” para se investir e apontou problemas como falta de estabilidade nas regras como um dos fatores que atrapalham. Mas o time suíço busca se virar com o que tem e trabalhar no improviso diante do orçamento curto

Definitivamente, a Sauber está com o pires na mão. A equipe suíça vive uma crise financeira sem precedentes e luta para sobreviver em meio ao milionário mundo da F1 como pode. O time, liderado pela advogada indo-austríaca Monisha Kaltenborn, busca por um novo investidor para melhorar sua situação e voltar a ser competitiva. Mas a dirigente ainda não conseguiu êxito em sua jornada. A razão principal, na visão de Monisha, é a própria F1, ou a negatividade em torno do esporte, como diz a chefe da Sauber.
 
“O ambiente em que as pessoas têm de investir aqui não é um ambiente ideal”, definiu Kaltenborn em entrevista ao site ‘F1i.com’. 
Monisha Kaltenborn atribuiu à própria F1 as dificuldades em encontrar um novo investidor (Foto: Sauber)
“Com todas as negatividades que estão em torno deste esporte, que são tão desnecessárias, de certa forma, com uma certa falta de estabilidade, até mesmo com as regras sendo feitas no último minuto, e novamente elas estão sendo criticadas antes de serem colocadas em prática, tudo isso não ajuda”, declarou a dirigente.
 
Sem dinheiro para investir na melhoria da equipe, a Sauber foi a única dentre as 11 escuderias do Mundial até agora que não conseguiu desenvolver atualizações para o C35, carro guiado por Felipe Nasr e Marcus Ericsson. Também por tal razão, o time suíço sequer participou dos treinos coletivos que a F1 promoveu dias após o GP da Espanha, em Barcelona.
 
Entre as últimas polêmicas neste sentido esteve a adoção do fracassado sistema ‘dança das cadeiras’ de classificação, no início da temporada. A medida, aguardada com expectativa, naufragou e desagradou a todos nos GPs da Austrália e do Bahrein, fazendo a FIA, meio que a contragosto, voltar para o formato antigo de classificação a partir do GP da China.
 
As alegadas dificuldades financeiras fazem com que a Sauber busque se virar com o que tem e trabalhar meio que no improviso. Tudo em nome da busca pela eficiência com (poucos) os recursos disponíveis.
 
“Não sei se é mais fácil ou não, você infelizmente apenas se acostuma com algumas coisas e as pessoas se concentram diante das coisas certas, eu acho, e não há frustração sobre isso, já que você sabe qual é a situação. Eu acho que é um passo muito importante quando você está trilhando novamente seu caminho e você tem uma mentalidade diferente”, comentou.
PADDOCK GP #29 RECEBE PIPO DERANI E DEBATE GP DA ESPANHA DE F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.